O Festival Internacional para Filmes Sobre Arte Portugal 2018 abriu candidaturas para produtores e realizadores enviarem propostas até 13 de janeiro do próximo ano, anunciou esta quarta-feira a organização.

O certame, que irá celebrar uma década em 2018, apresenta cerca de duas dezenas de filmes que abordam temas artísticos em diferentes disciplinas, desde as artes visuais, fotografia, teatro, literatura, música, entre outras.

Na edição do ano passado, o filme "Mio Pang Fei", do realizador português Pedro Cardeira, conquistou a Lebre de Prata, enquanto a Lebre de Ouro, o prémio mais importante do certame, foi entregue ao filme "Retrato de um anti-poeta" (2009), do realizador chileno Víctor Jiménez Atkin.

Criado pela artista e programadora Rajele Jain, o Festival Internacional Filmes sobre Arte Portugal teve inicialmente o apoio do Festival Temps D’Images e, desde 2015, é produzido de forma independente pela Associação Cultural Vipulamati.

O certame cinéfilo tem o apoio de Club of the Knobs - Analog Modular Synthesizer, Digital Azul Audiovisuais e Fundação Moranguinho.