Esta é a primeira longa-metragem de João Salaviza, cuja estreia está prevista também para setembro, a figurar também na Semana da Crítica do Festival de Veneza, no nordeste de Itália, que se realiza de 02 a 12 de setembro.

O filme, segundo a produtora Filmes do Tejo II, aborda o modo como um adolescente enfrenta a morte anunciada do avô e, com ela, “o fim da infância”.

"Montanha" conta com os desempenhos de David Mourato, Maria João Pinho, Ema Tavares, Rodrigo Perdigão, Cheyenne Domingues, Carloto Cotta, e Ana Cris.

O cineasta João Salaviza conta no currículo com a Palma de Ouro em Cannes atribuída à curta-metragem “Arena”, em 2009, e com o Urso de Ouro de Berlim para “Rafa”, em 2012, duas obras em que também aborda, de diferentes perspetivas, o final da infância.

A secção Zabaltegi (Zona aberta), onde será exibido o filme de Salaviza, é, de acordo com a organização do festival, uma secção não competitiva dedicada “às mais variadas, surpreendentes e atrativas” produções cinematográficas do ano.