O drama "We the Animals" surpreendeu e dominou, esta sexta-feira (16), as nomeações para os 34º Independent Spirit Awards, os prémios do cinema independente norte-americano que, em geral, apontam alguns dos favoritos aos Óscares.

O filme de Jeremiah Zagar, adaptado do romance homónimo de Justin Torres, acompanha a história da infância de três irmãos jovens, Manny, Joel e Jonah, e como as suas personalidades acabam influenciadas pelo amor volátil dos seus pais.

Sem estreia anunciada para Portugal (tal como outros candidatos), o drama obteve cinco nomeações: Melhor Primeiro Filme, Ator Secundário para Raúl Castillo, Montagem, Fotografia e 'Alguém a acompanhar com atenção', uma espécie de prémio esperança, para o realizador e argumentista Jeremiah Zagar.

Atrás ficaram títulos mais mediáticos como a comédia "Eighth Grade", o drama religioso "No Coração da Escuridão" e o "thriller" com Joaquin Phoenix "Nunca Estiveste Aqui", com quatro indicações cada.

Todos estes estão na corrida a Melhor Filme juntamente com os dramas "If Beale Street Could Talk" (novo trabalho do Barry Jenkins, vencedor do Óscar por "Moonlight") e "Leave No Trace" (com Ben Foster e de Debra Granik, realizadora de "Despojos de Inverno"), que é, a seguir a "Paddington 2", o segundo filme com mais críticas (195) a ter um "rating" de aprovação de 100% no "site" Rotten Tomatoes.

Além de Joaquin Phoenix, surgem nas categorias de interpretação nomes como os de Glenn Close ("A Mulher"), Toni Collette ("Hereditário"), Carey Mulligan ("Wildlife"), John Cho ("Pesquisa Obsessiva"), Ethan Hawke ("No Coração da Escuridão") e Adam Driver ("BlacKkKlansman").

Os nomeados foram anunciados em Hollywood pela atriz britânica Gemma Chan, da comédia de grande sucesso do verão americano "Crazy Rich Asians".

Para se qualificarem nos Independent Spirit Awards, os filmes têm de cumprir vários critérios, incluindo não custarem mais de 20 milhões de dólares e terem um "significativo conteúdo americano" ou cidadãos americanos ou residentes permanentes em duas das três posições criativas de realizador, produtor e argumentista.

Desta forma, não surge na lista favoritos da temporada como "Assim Nasce Uma Estrela", "Black Panther", "Viúvas", "Beautiful Boy" e "Bohemian Rhapsody" (pelo orçamento), enquanto "Roma" e "A Favorita" aparecem apenas nomeados para Melhor Filme Internacional (por causa do conteúdo não americano).

Com "12 Anos Escravo", "Birdman", "O Caso Spotlight" e "Moonlight" a receberem tanto o prémio principal dos Spirit Awards como o Óscar de Melhor Filme em quatro dos últimos cinco anos, as escolhas desta organização são vistas cada vez mais como o primeiro indicador credível do que podem vir a ser as nomeações para os prémios da Academia, anunciadas em janeiro.

Na edição mais recente dos Spirit, o oscarizado "A Forma da Água" ficou excluído por causa do orçamento, mas o vencedor "Get Out - Foge" e ainda mais dois dos cinco filmes nomeados ("Chama-me Pelo Teu Nome" e "Lady Bird") também estiveram na corrida às estatuetas douradas.

Entre os atores, coincidiram entre as duas organizações nove dos 20 atores nomeados, incluindo os eventuais vencedores Frances McDormand, Sam Rockwell (ambos por "Três Cartazes à Beira da Estrada") e Allison Janney ("Eu, Tonya").

Os vencedores serão conhecidos em 23 de fevereiro, na véspera da cerimónia dos Óscares.

Newsletter

Os melhores filmes, as séries mais populares e a música que tem mesmo de ouvir. Fique a par de todas as novidades do SAPO Mag. Semanalmente. No seu email.

Notificações

Os temas quentes do cinema, da TV e da música estão nas notificações do SAPO Mag.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.