Enquanto o filme dos irmãos Coen (a exibir no cinema Monumental, Lisboa) se centra no universo da música folk e no ambiente social de Nova Iorque da década de 1960, a longa-metragem de Polanski (que antestreia no Centro de Congressos do Estoril) recupera uma peça de teatro de David Ives, inspirada no texto erótico «La Vénus à la Fourrure», de Sacher-Masoch.

Estes realizadores não estarão em Portugal, mas a organização convidou outros cineastas a estarem presentes para apresentar os seus filmes, alguns dos quais premiados este ano em festivais internacionais.

São os casos de Abdellatif Kechiche, que apresentará «A vida de Adèle: capítulos 1 e 2», premiado em Cannes, Gianfranco Rosi, que viu «Sacro gra» ser distinguido em Veneza, ou Albert Serra, que conquistou um prémio em Locarno com «Història de la meva mort».

Segundo Paulo Branco, o festival beneficia de «um ano absolutamente excecional em termos de cinema», que inclui ainda «The Grandmaster», de Wong Kar-Wai, ou «Only lovers left alive», de Jim Jarmusch.

De regresso ao festival estarão a atriz francesa Juliette Binoche, o realizador israelita Elia Suleiman, e também os escritores Paul Auster, Don DeLillo e JM Coetzee - que terão encontros com o público para falar da sua obra literária.

O escritor norte-americano Don DeLillo apresentará o livro «Libra», enquanto o escritor norte-americano Paul Auster e o sul-africano J.M. Coetzee farão uma leitura de correspondência que têm trocado nos últimos anos. O ator francês Gerard Depardieu fará a leitura de «Confissões de Santo Agostinho».

Estão previstas ainda atuações das cantoras Sophie Auster e Yasmine Hamdan e do pianista Piotr Anderszewski.

A lista de convidados incluirá ainda o cineasta Alain Guiraudie, de quem será exibida uma retrospetiva, os realizadores Aleksandr Sokurov, Arnaud Desplechin e Roman Coppola, filho de Francis Ford Coppola, e a atriz e realizadora Fanny Ardant, que estreará «Cadências obstinadas», filme que rodou em Portugal.

Haverá ainda uma retrospetiva integral dos filmes de Jorge Silva Melo e uma leitura de textos do realizador João César Monteiro por uma série de leitores improváveis que ainda não foi anunciada.

No encerramento, estará o realizador norte-americano James Gray a apresentar o filme «The Immigrant», protagonizado por Marion Cotillard, Jeremy Renner e Joaquin Phoenix.

Toda a programação, incluindo a lista de filmes em competição, está disponível no site oficial do festival.

Este ano o festival decorrerá em vários espaços de Lisboa, como os cinemas Monumental e Nimas, o Centro Cultural de Belém e a Cinemateca, e de Cascais, como o Centro de Congressos do Estoril e o Casino.