Não é ninguém da família Skywalker, muito menos Han Solo: a personagem preferida de George Lucas em "Star Wars" é mesmo Jar Jar Binks.

A revelação do criador da saga e realizador de quatro dos filmes surgiu numa mensagem especial para o painel de debate dos 20 anos do filme que apresentou a personagem, "Star Wars: Episódio I - A Ameaça Fantasma", que se realizou durante o evento de fãs "Star Wars Celebration" em Chicago.

Lucas disse que "A Ameaça Fantasma" é um dos seus filmes preferidos e acrescentou que Ahmed Best fez um "trabalho fantástico" e "foi muito, muito difícil" no início do digital dar vida a Jar Jar Binks, o que comoveu o ator e músico presente no painel.

Em 2015, o cineasta contara que a inspiração foi Pateta, o simpático e desajeitado cão da Disney.

Para os fãs da saga, a atrapalhada e medrosa personagem da raça dos Gungan, que habitava as profundezas dos pântanos de Naboo, tornou-se símbolo de tudo o que acham errado na segunda trilogia e normalmente fica em primeiro lugar nas sondagens das mais odiadas.

Acredita-se que a reação levou George Lucas a reduzir notoriamente as suas aparições nos outros dois filmes, "O Ataque dos Clones" (2002) e "A Vingança dos Sith" (2005).

Em julho de 2018, Ahmed Best revelou que a onda de críticas violentas o levou a pensar no suicídio, recebendo o apoio de muits fãs, incluindo de Rian Johnson, o realizador do também muito criticado "Episódio VIII: Os Últimos Jedi", Frank Oz (a "alma" de Yoda).

Simon Pegg, um conhecido fã da saga mas também um dos detratores da segunda trilogia, admitiu que se sentiu culpado por ter contribuído para o negativismo com as suas piadas.

"Sinto-me tão envergonhado do facto de que havia realmente uma vítima, uma vítima humana nisso. Acho que a maioria das pessoas estavam a pensar no Jar Jar Binks como se fosse uma criatura real e a lamentar-se por ser chato ou o que era, ou não gostar dele. Mas havia uma pessoa por trás disso. E li aquilo e pensei: 'Cristo, sou uma dessas pessoas'. Isso fez-me sentir péssimo", revelou em entrevista ao Now This.

Newsletter

Fique a par de todas as novidades do SAPO Mag. Semanalmente. No seu email.

Notificações

Os temas quentes do cinema, da TV e da música estão nas notificações do SAPO Mag.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.