A caminho dos
Óscares 2022
"O Poder do Cão" em Drama e "West Side Story" em Comédia ou Musical foram os filmes premiados pelos Globos de Ouro, que distinguiram "Succession" nas séries de TV.
Os vencedores da 79.ª edição foram anunciados no local tradicional, o hotel Beverly Hilton em Beverly Hills, na Califórnia, a partir das 18 horas locais (duas da manhã em Lisboa), mas sem passadeira vermelha nem cobertura mediática ou televisiva.
Com cerca de 200 pessoas presentes, o evento privado sem intervalos de 100 minutos (mais 10 do que estava previsto) procurou destacar "o trabalho filantrópico de longa data" da Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywood (HFPA), elogiado em vídeo também por Arnold Schwarzenegger e Jamie Lee Curtis, com representantes de organizações de beneficência a anunciarem os vencedores, posteriormente divulgados apenas nas redes sociais.
Tradicionalmente uma das maiores festas de Hollywood e primeira da temporada de prémios da indústria do cinema, os Globos nem sequer foram prejudicados pela variante Ómicron que tem cancelado outros eventos em Hollywood: os prémios foram boicotados e praticamente ignorados por estrelas, estúdios e televisões, e a associação teve de fazer uma profunda reforma nos últimos meses, alterando procedimentos e códigos de conduta, para responder às críticas de corrupção e falta de diversidade após uma investigação feita pelo jornal Los Angeles Times.
Batendo “Belfast”, “CODA – No Ritmo do Coração”, “Dune - Duna” e “King Richard: Para Além do Jogo”, a produção da Netflix "O Poder do Cão" confirmou o favoritismo da temporada que culminará nos Óscares com os prémios de Melhor Filme Drama.
Pelo mesmo filme, Jane Campion obteve uma pouca habitual vitória feminina pelo segundo ano consecutivo na categoria de Melhor Realização (após Chloé Zhao por "Nomadland"), onde que concorriam Kenneth Branagh (“Belfast”), Maggie Gyllenhaal ("The Lost Daughter"), Steven Spielberg ("West Side Story") e Denis Villeneuve ("Dune"). Também é apenas a terceira realizadora a ganhar nos Globos (Barbra Streisand foi a primeira, com "Yentl", em 1983).
Houve ainda um terceiro e importante prémio para Kodi Smit-McPhee como Ator Secundário, categoria que não distingue géneros de filmes, ultrapassando Ben Affleck (“The Tender Bar”), Jamie Dornan e Ciaran Hines (“Belfast”), e Troy Kotsue (“CODA – No Ritmo do Coração”).
Entre os Filmes de Dramas, destacou-se com surpresa Nicole Kidman por “Being the Ricardos” como Melhor Atriz, vencendo a favorita Kristen Stewart (“Spencer”) e ainda Lady Gaga (“Casa Gucci”), Jessica Chastain (“The Eyes of Tammy Faye”) e Olivia Colman (“The Lost Daughter”).
Pelo contrário, visto como o grande favorito para os Óscares, Will Smith foi o esperado Melhor Ator Drama com “King Richard” (o primeiro Globo da carreira), batendo a maior concorrência de Benedict Cumberbatch (“O Poder do Cão”) e ainda Mahershala Ali (“Swan Song”), Javier Bardem (“Being the Ricardos”) e Denzel Washington (“The Tragedy of MacBeth”).
Também sem surpresa foi a nova versão de "West Side Story" realizada por Steven Spielberg ganhar Melhor Filme em Comédia ou Musical, onde concorriam “Cyrano”, “Licorice Pizza”, “Não Olhem Para Cima” e “Tick, Tick, Boom”.
No prémios para Melhor Atriz (no mesmo género de filme) para Rachel Zegler e Atriz Secundária (sem distinção de géneros ) para Ariana DeBose.
A primeira ultrapassou Marion Cotillard (“Annette”), Alana Haim (“Licorice Pizza”), Jennifer Lawrence ("Não Olhem Para Cima") e Emma Stone ("Cruella"), enquanto Ariana DeBose, a nova Anita no musical, tinha a concorrência de Caitriona Balfe ("Belfast"), Kirsten Dunst ("O Poder do Cão"), Aunjanue Ellis ("King Richard") e Ruth Negga ("Passing").
O Melhor Ator Comédia ou Musical (e provavelmente a maior ameaça ao favoritismo na temporada de Will Smith) foi Andrew Garfield com “Tick, Tick, Boom”, que ficou à frente de Leonardo DiCaprio ("Não Olhem Para Cima"), Peter Dinklage (“Cyrano”), Cooper Hoffman (“Licorice Pizza”) e Anthony Ramos (“Ao Ritmo de Washington Heights”).
Em cinema, houve também prémios para "Encanto" (Melhor Filme de Animação), o japonês "Drive My Car" (Melhor Filme Internacional), Kenneth Branagh com "Belfast" (Argumento), Hans Zimmer pela banda sonora de "Dune - Duna", e Billie Eilish e Finneas O’Connell por "007: Sem Tempo Para Morrer" (Melhor Canção).
Televisão dominada pelo poder da família Roy
Se a Netflix dominou nos prémios de cinema, a muito elogiada terceira temporada de "Succession" da HBO foi a mais distinguida em televisão, com Melhor Série Drama e ainda pelas interpretação de Jeremy Strong como Melhor Ator (batendo Brian Cox) e Sarah Snook como Atriz Secundária.
Pela HBO Max, "Hacks" foi a Melhor Série Comédia e Musical, que também valeu a Jean Smart o prémio de Melhor Atriz.
A transgénero Mj Rodriguez fez história ao ser a primeira a ganhar um Globo de Ouro ao ganhar a corrida de Melhor Atriz em Drama com “Pose”.
Também o veterano O Yeong-su foi o primeiro sul-coreano a ganhar como Ator Secundário (sem distinção de géneros) com "Squid Game".
Os outros prémios em televisão foram para “The Underground Railroad” (Melhor Telefilme ou Minissérie), Jason Sudeikis com “Ted Lasso” (Ator em Comédia), Michael Keaton com “Dopesick” (Ator em Telefilme, Antologia ou Minissérie), Kate Winslet com “Mare of Easttown” (Atriz em Telefilme, Antologia ou Minissérie).
LISTA COMPLETA DE PREMIADOS
CINEMA
MELHOR FILME (DRAMA)
“Belfast”
“CODA – No Ritmo do Coração”
“Dune - Duna”
“King Richard: Para Além do Jogo”
“O PODER DO CÃO”
MELHOR FILME (COMÉDIA OU MUSICAL)
“Cyrano”
“Licorice Pizza”
“Não Olhem Para Cima”
“Tick, Tick, Boom”
“WEST SIDE STORY"
MELHOR REALIZAÇÃO
Kenneth Branagh (“Belfast”)
JANE CAMPION (“O Poder do Cão")
Maggie Gyllenhaal ("The Lost Daughter")
Steven Spielberg ("West Side Story")
Denis Villeneuve ("Dune")
MELHOR ATOR (DRAMA)
Mahershala Ali (“Swan Song”)
Javier Bardem (“Being the Ricardos”)
Benedict Cumberbatch (“The Power of the Dog”)
WILL SMITH (“King Richard”)
Denzel Washington (“The Tragedy of MacBeth”)
MELHOR ATRIZ (DRAMA)
Jessica Chastain (“The Eyes of Tammy Faye”)
Olivia Colman (“The Lost Daughter”)
NICOLE KIDMAN (“Being the Ricardos”)
Lady Gaga (“Casa Gucci”)
Kristen Stewart (“Spencer”)
MELHOR ATOR (COMÉDIA OU MUSICAL)
Leonardo DiCaprio ("Não Olhem Para Cima")
Peter Dinklage (“Cyrano”)
ANDREW GARFIELD (“Tick, Tick, Boom”)
Cooper Hoffman (“Licorice Pizza”)
Anthony Ramos (“Ao Ritmo de Washington Heights”)
MELHOR ATRIZ (COMÉDIA OU MUSICAL)
Marion Cotillard (“Annette”)
Alana Haim (“Licorice Pizza”)
Jennifer Lawrence ("Não Olhem Para Cima")
Emma Stone ("Cruella")
RACHEL ZEGLER ("West Side Story")
MELHOR ATOR SECUNDÁRIO
Ben Affleck (“The Tender Bar”)
Jamie Dornan (“Belfast”)
Ciaran Hines (“Belfast”)
Troy Kotsue (“CODA – No Ritmo do Coração”)
KODI SMIT-MCPHEE (“The Power of the Dog”)
MELHOR ATRIZ SECUNDÁRIA
Caitriona Balfe (“Belfast”)
ARIANA DEBOSE (“West Side Story”)
Kirsten Dunst (“The Power of the Dog”)
Aunjanue Ellis (“King Richard”)
Ruth Negga (“Passing”)
MELHOR ARGUMENTO
“Being the Ricardos”
“BELFAST”
“Não Olhem Para Cima”
“Licorice Pizza”
“The Power of the Dog”
MELHOR FILME ESTRANGEIRO
“Compartimento N.º 6”
“DRIVE MY CAR”
“A Mão de Deus”
“A Hero”
“Mães Paralelas”
MELHOR FILME DE ANIMAÇÃO
“ENCANTO”
“Flee”
“Luca”
“My Sunny Maad”
“Raya e o Último Dragão”
MELHOR BANDA SONORA ORIGINAL
“Crónicas de França do Liberty, Kansas Evening Sun”
"DUNE- DUNA"
“Encanto”
"Mães Paralelas"
“The Power of the Dog”
MELHOR CANÇÃO ORIGINAL
“Be Alive” (“King Richard”), de Beyonce
“Dos Oruguitas” (“Encanto”), de Lin-Manuel Miranda
“Down to Joy” (“Belfast”), de Van Morrison
“Here I Am (Singing My Way Home) (“Respect”), de Carole King, Jennifer Hudson e Jamie Hartman
“NO TIME TO DIE” (“007: Sem Tempo Para Morrer”), de Billie Eilish e Finneas
TELEVISÃO
MELHOR SÉRIE (DRAMA)
“Lupin”
“The Morning Show”
“Pose”
“Squid Game”
“SUCCESSION”
MELHOR SÉRIE (COMÉDIA OU MUSICAL)
“The Great”
“HACKS”
“Only Murders in the Building”
“Reservation Dogs”
“Ted Lasso”
MELHOR TELEFILME OU MINISSÉRIE
“Dopesick”
“Impeachment: American Crime Story”
“Maid”
“Mare of Easttown”
“THE UNDERGROUND RAILROAD”
MELHOR ATOR (SÉRIE DRAMA)
Brian Cox (“Succession”)
Lee Jung-jae (“Squid Game”)
Billy Porter (“Pose”)
JEREMY STRONG (“Succession”)
Omar Sy (“Lupin”)
MELHOR ATRIZ (SÉRIE DRAMA)
Uzo Aduba (“In Treatment”)
Jennifer Aniston (“The Morning Show”)
Christine Baranski (“The Good Fight”)
Elisabeth Moss (“The Handmaid’s Tale”)
MJ RODRIGUEZ (“Pose”)
MELHOR ATOR (COMÉDIA OU MUSICAL)
Anthony Anderson (“black-ish”
Nicholas Hoult (“The Great”)
Steve Martin (“Only Murders in the Building”)
Martin Short (“Only Murders in the Building”)
JASON SUDEIKIS (“Ted Lasso”)
MELHOR ATRIZ (COMÉDIA OU MUSICAL)
Hannah Einbender (“Hacks”)
Elle Fanning (“The Great”)
Issa Rae (“Insecure”)
Tracee Ellis Ross (“black-ish”)
JEAN SMART (“Hacks”)
MELHOR ATOR EM TELEFILME, ANTOLOGIA OU MINISSÉRIE
Paul Bettany (“WandaVision”)
Oscar Isaac (“Scenes From a Marriage”)
MICHAEL KEATON (“Dopesick”)
Ewan McGregor (“Halston”)
Tahar Rahim (“The Serpent”)
MELHOR ATRIZ EM TELEFILME, ANTOLOGIA OU MINISSÉRIE
Jessica Chastain (“Scenes From a Marriage”)
Cynthia Erivo (“Genius: Aretha”)
Elizabeth Olsen (“WandaVision”)
Margaret Qualley (“Maid”)
KATE WINSLET (“Mare of Easttown”)
MELHOR ATOR SECUNDÁRIO EM SÉRIE, MINISSÉRIE OU TELEFILME
Billy Crudup (“The Morning Show”)
Kieran Culkin (“Succession”)
Mark Duplass (“The Morning Show”)
Brett Goldstein (“Ted Lasso”)
O YEONG-SU (“Squid Game”)
MELHOR ATRIZ SECUNDÁRIA EM SÉRIE, MINISSÉRIE OU TELEFILME
Jennifer Coolidge (“The White Lotus”)
Kaitlyn Dever (“Dopesick”)
Andie MacDowell (“Maid”)
SARAH SNOOK (“Succession”)
Hannah Waddingham (“Ted Lasso”)
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