Uma prenda em tempos de pandemia: a Disney decidiu alterar os seus planos para a estreia da versão filmada de "Hamilton", o aclamado musical da Broadway criado por Lin Manuel-Miranda.

Em vez da estreia nos cinemas a 15 de outubro de 2021, vai chegar à plataforma de streaming Disney+ já a 3 de julho, véspera do mais simbólico feriado nacional (e fim de semana) nos EUA, confirmaram Bob Iger e Lin-Manuel Miranda esta manhã no programa Good Morning America.

Reforçando o simbolismo de união nacional, o musical galardoado com 11 prémios Tony retrata a vida de Alexander Hamilton, um dos pais fundadores do país.

Bob Iger descreveu-o como o trabalho artístico de maior impacto cultural "da última década" e a relevância atual de apresentar "uma história de pessoas a unirem-se contra forças de adversidade".

Com os cinemas e parques duramente atingidos pela pandemia, o Disney+ tem sido um dos poucos sucessos para o estúdio, tendo ultrapassado 50 milhões de subscrições nos países onde já está disponível (chegará a Portugal em setembro, em data por anunciar, com uma assinatura fixada em 6,99 euros por mês).

Após a estreia "off-Broadway", "Hamilton" transferiu-se para a Broadway no verão de 2015 e tornou-se um sucesso de público e um fenómeno cultural. Com as sessões esgotadas, os bilhetes chegavam a custar 500 dólares [mais de 450 euros].

No início de fevereiro, foi notícia que a Disney tinha ficado com os direitos direitos mundiais da versão filmada com o elenco original após pagar uns astronómicos 75 milhões de dólares [67,85 milhões de euros], num acordo de aquisição sem precedentes por um filme finalizado.

Ao contrário de outras versões de musicais da Broadway, Thomas Kail (da série "Fosse/Verdon") dirigiu tanto a versão para os palcos como o filme de 160 minutos, criado a partir de três espetáculos ao vivo e ainda alguns planos sem público, de diferentes ângulos, duas semanas antes da saída do elenco original.

Para contrariar a sensação de "teatro filmado", o comunicado da Disney em fevereiro destacava que o filme era "um salto em frente" na arte de filmar espetáculos ao vivo, transportando "o seu público para o mundo do espetáculo da Broadway de uma forma íntima única".

"Combinando os melhores elementos de teatro ao vivo e cinema, o resultado é um espetáculo de palco filmado que é uma forma totalmente nova de viver 'Hamilton. ”