O primeiro trailer de "The Matrix Resurrections" chegará na quinta-feira, às 06h00 de Los Angeles (14h00 em Lisboa).

O anúncio foi feito pelo estúdio Warner Bros. Pictures a acompanhar o relançamento oficial do mítico WhatIsTheMatrix.com, o sítio oficial da saga "Matrix", que foi um dos primeiros espaços de referência dedicado a um filme na internet e funcionou até outubro de 2009.

Mas WhatIsTheMatrix.com já permite ver algumas imagens do muito aguardado quarto filme, incluindo o aspeto de Keanu Reeves como Neo (com barba à John Wick)  e Carrie-Anne Moss como Trinity de volta à ação, novas personagens e pormenores que serão familiares a quem conhece o universo, incluindo um gato preto.

Tal como acontecia em "Matrix", é preciso primeiro fazer a escolha entre o comprimido vermelho ou o azul: o vermelho leva os fãs para um teaser com narração de Yahya Abdul Mateen II, cuja personagem se mantém no secretismo, enquanto o azul encaminha para outras imagens e a voz de Neil Patrick Harris. O site também assinala a hora a que estamos a aceder e será possível ver imagens diferentes conforme a altura do dia.

Os três filmes — "Matrix" (1999), "The Matrix Reloaded" (2003) e "The Matrix Revolutions" (2003) — foram grandes sucessos de bilheteira, arrecadando mais de 1,8 mil milhões de dólares a nível mundial, apesar de apenas o primeiro ser considerado um clássico: ganhou quatro Óscares, revolucionou a indústria dos efeitos especiais, inspirou imitações, debates religiosos e filosóficos, e influenciou videojogos, desenhos animados, bandas desenhadas e outras áreas.

Como sempre acontece nos filmes da saga “Matrix”, todos os detalhes da produção têm sido mantidos no mais absoluto sigilo: além dos atores atrás anunciados, ao elenco regressam ainda ainda Jada Pinkett Smith (Niobe), Lambert Wilson (O Merovingian) e Daniel Bernhardt (Agente Johnson), enquanto as novidades incluem Priyanka Chopra Jonas, Jessica Henwick, Toby Onwumere e Christina Ricci.

"The Matrix Resurrections" é realizado apenas por Lana Wachowski, sem o envolvimento da irmã Lilly Wachowski. A cineasta partilha a autoria do argumento com Aleksander Hemon e David Mitchell.

A estreia nos cinemas portugueses será a 16 de dezembro.

Tudo o que se passa à frente e atrás das câmaras!

Receba o melhor do SAPO Mag, semanalmente, no seu email.

Os temas quentes do cinema, da TV e da música!

Ative as notificações do SAPO Mag.

O que está a dar na TV, no cinema e na música!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOmag nas suas publicações.