O realizador franco-suíço Jean-Luc Godard, considerado o mestre da Nouvelle Vague, será homenageado com uma retrospetiva completa da sua obra - cerca de uma centena de filmes - e com um simpósio internacional, pela 10ª edição do Lisbon & Estoril Film Festival - LEFFEST, que decorrerá este ano entre 4 e 13 de novembro, anunciou a organização.

Para o simpósio serão convidadas figuras do mundo cinematográfico, das artes, da literatura e da crítica internacional, que partilharão com o público a influência que um dos mais destacados cineastas dos últimos 50 anos teve nas gerações futuras.

Também o realizador Jerzy Skolimowski, vencedor do Prémio Melhor Filme da edição do LEFFEST do ano passado - com o filme "11 Minutos" - pioneiro do novo cinema polaco, e uma das vozes da nova vaga do cinema europeu, regressa para uma homenagem com a exibição de uma retrospetiva integral da sua obra.

Skolimowski tem sido distinguido em festivais de cinema, nomeadamente o de Veneza, cuja edição deste ano está em curso e que o premiou com um Leão de Ouro de carreira, assim como o ator Jean-Paul Belmondo.

O realizador polaco integrará também o júri da seleção oficial em competição do LEFFEST deste ano.

Nesta edição, a obra completa da portuguesa Teresa Villaverde será exibida em retrospetiva, com a presença da realizadora e de vários dos atores que com ela têm trabalhado em filmes como "Os Mutantes" (1998) e "Transe" (2006).

Em paralelo à exibição cinematográfica - filmes em ante-estreia ou competição, retrospetivas e homenagens - o LEFFEST, apresenta, como nas edições anteriores, iniciativas como exposições, conferências, leituras, apresentações de livros, e concertos.

Nos espetáculos paralelos, a organização avança a apresentação da peça de Samuel Becktt, "Dias Felizes", na qual a atriz italiana Nicoletta Braschi - atriz, entre outros filmes, de “A Vida é Bela”, no qual contracenou com o realizador e ator Roberto Benigni - interpreta o papel de Winnie.

Está ainda prevista a exposição fotográfica "Chema Prado/Series", que inclui retratos de grande formato de personalidades do cinema, como Malkovich, Manoel de Oliveira, António Banderas, Pedro Almodóvar, Stephen Frears, Jim Jarmusch, Robert de Niro, entre outros.

Trata-se de uma série de fotografias da autoria de Chema Prado, que dirigiu durante 30 anos a Cinemateca Espanhola.

De acordo com a organização, a programação completa será apresentada em breve numa conferência de imprensa sobre o LEFFEST 2016.

Newsletter

Fique a par de todas as novidades do SAPO Mag. Semanalmente. No seu email.

Notificações

Os temas quentes do cinema, da TV e da música estão nas notificações do SAPO Mag.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.