Depois de, em edições anteriores, o festival ter recebido nomes como Francis Ford Coppola, David Cronenberg, Pedro Almodóvar ou David Lynch, a “colheita” deste ano volta acrescentar nomes importantes ao livro de honra do festival.

Os músicos
Laurie Anderson e
Lou Reed vão marcar presença nesta edição de 2010. A autora de “O Superman” faz parte do júri enquanto que Reed irá apresentar a exposição “Romanticism”, com fotografias do músico, e ainda o documentário “Red Shirley”.

John Malkovich, duplamente nomeado aos Óscares, vem ao festival de cinema apresentar… a sua colecção de moda, “Uncle Kimono”.

Baltasar Garzón, o polémico juiz espanhol que pediu a prisão de Pinochet e recentemente foi suspenso por querer investigar crimes ocorridos durante a ditadura franquista, vai estar no Estoril para um encontro com o público do festival em versão “Master Class”.

Outro nome de peso é o do holandês
Anton Corbijn, que também vai estar à conversa com o público e que vai ver o seu filme, «The American», ser exibido durante o festival. Diz-se que «The American» pode trazer George Clooney a Portugal, para a apresentação do filme, mas pode ser boato ou uma surpresa bem guardada.

Filmes em competição

Para já só foram divulgados cinco filmes que vão estar em competição: «A Espada e a Rosa», do português João Nicolau; «In the Shadows» de Thomas Arslan; «Aurora», de Cristi Puiu; «The Autobiography» de Nicolae Ceausescu, de Andrej Ujica e «Copacabana», de Marc Fitoussi.

Para além destes, de 5 a 14 de Novembro, vão passar pelo Estoril outros nomes mais ou menos conhecidos, como Sophie Auster, cantora e actriz norte-americana (e filha do escritor Paul Auster), o palestiniano Elia Suleiman e Vicent Gallo (Realizador, actor, compositor, argumentista).

À 4ª edição, o
Estoril Film Festival promete continuar a ser ponto de encontro entre o público, realizadores e conceituadas personalidades do mundo das artes. Do programa fazem parte antestreias,retrospectivas, homenagens, master Classes, exposições, concertos e ainda dois encontros anuais: o Encontro Anual dos Distribuidores Europeus e o Encontro das principais Escolas de Cinema Europeias.

Newsletter

Fique a par de todas as novidades do SAPO Mag. Semanalmente. No seu email.

Notificações

Os temas quentes do cinema, da TV e da música estão nas notificações do SAPO Mag.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.