Johnny Depp é o grande nome desta sexta-feira no Festival de Veneza, com a exibição do filme "Black Mass - Jogo Sujo), do realizador Scott Cooper, inspirado na história do temido criminoso irlandês radicado nos Estados Unidos James "Whitey" Bulger.
Para o longa-metragem, uma estreia mundial exibida fora de competição, Deep transforma-se num criminoso calvo e enrugado, um papel que segundo muitos críticos pode render um Óscar. Completamente transformado para o papel de criminoso, aparece em quase todas as cenas do filme de Cooper.
Pelo contrário, recebido por milhares de fãs, o ator americano, de 52 anos, mostrou muita simpatia.
A biografia de um dos mais perigosos grupos criminosos dos EUA pode ser considerada um filme sobre a amizade, pois essencialmente narra a relação entre Bulger e John Connolly (interpretado pelo australiano Joel Edgerton), o seu amigo desde a infância num bairro pobre do sul de Boston, dominado pelos irlandeses, que se tornou agente do FBI.
Connolly convence os chefes que pode acabar com a máfia italiana da cidade se Bulger receber proteção para obter informações e provas.
O "pacto" tem sucesso inicialmente e a carreira de Connolly avança, enquanto paralelamente Bulger desenvolve um império que vai de jogos ilícitos e extorsões até ao tráfico de drogas.
Mas quando fica evidente que Connolly não controlava o suposto informador, a queda de Bulger passa a ser uma questão de tempo.
Personagem Complexo
Cooper não poupa os espectadores de cenas brutais que marcaram a carreira de Bulger, um psicopata e um sádico.
Numa cena, ele estrangula até a morte a namorada de um amigo diante deste depois de perceber que ela sabia mais do que deveria sobre os seus negócios.
Mas o Bulger retratado por Cooper também é um homem de carisma natural, que ama os filhos e permite a vitória da mãe idosa em jogos de cartas.
Um personagem muito diferente do monstro inspirado em Bulger e interpretado por Jack Nicholson no filme de Martin Scorsese "The Departed - Entre Inimigos".
"Era um homem muito complicado", disse Deep.
"Ninguém se levanta de manhã e diz ao espelho, com a escova de dentes, "Hoje sou mau"". Para Bulger, uma coisa eram os negócios e o que tinha que fazer. Mas também era um homem amoroso, que adorava a família", explicou o ator.
O advogado do criminoso, que visitou o set das filmagens, considerou a interpretação que Depp fez do seu cliente como "misteriosa e aterrorizadora". Um crítico da revista Variety considerou-a "uma das melhores da carreira" da estrela.
Johnny Depp já foi nomeado três vezes ao Óscar de Melhor Ator, mas nunca venceu. "Black Mass - Jogo Sujo", que estreia em Portugal a 8 de outubro, poderá colocá-lo novamente na corrida à estatueta.
Veja as mais recentes fotos das estrelas no Festival de Veneza.
Comentários