Kristen Stewart vai representar a icónica Jean Seberg no filme "Against All Enemies".
Trata-se de um "thriller político" inspirado na história verídica da perseguição feita à atriz no final dos anos 60 pelo FBI, no âmbito de um programa ilegal, por causa do seu envolvimento com o ativista Hakim Jamal e o apoio ao controverso movimento político Black Panther.
Ainda hoje nos EUA esse caso é considerado um símbolo do abuso dos serviços de informação norte-americanos sobre os seus cidadãos.
Com realização de Benedict Andrews ("Una - Negra Sedução"), a rodagem de "Against All Enemies" começa este Verão e Anthony Mackie ("Estado de Guerra", "Capitão América: Guerra Civil") será Hakim Jamal e Jack O’Connell ("Invencível") um agente do FBI encarregue de vigiar a atriz e cujos destinos acabam por ficar perigosamente ligados.
A escolha de Kristen Stewart esconde alguma ironia pois Jean Seberg foi uma atriz americana por vezes confundida como sendo de origem francesa por ter vivido e trabalho metade da sua vida em França, onde se suicidou em 1979. Já a atriz famosa pela saga "Twilight" tem participado em várias produções daquele país e é a única americana a ter ganho um César, o equivalente ao Óscar, graças a "As Nuvens de Sils Maria" (2014).
Nascida no Iowa em 1929, Jean Seberg ainda não tinha 18 anos quando foi escolhida pelo realizador Otto Preminger entre mais de 18 mil candidatas para ser a protagonista de "Santa Joana", sobre a mártir francesa Joana d'Arc.
Esse filme de 1957 foi um fracasso e Preminger prometeu compensar a inexperiente atriz com um segundo projeto, "Bom Dia, Tristeza" (1958), mas as críticas não foram melhores e os dois flops de bilheteira combinados quase acabaram com a carreira, não obstante o sucesso surpresa do terceiro filme, "O Rato Que Ruge" (1959), dominado por Peter Sellers.
"Bom Dia, Tristeza" foi filmado na França, onde conheceu o primeiro marido, François Moreuil, e foi já aí a viver que Jean Seberg se tornou um ícone do revolucionário movimento cinematográfica conhecido por Nova Vaga ao aparecer em "O Acossado" (1960), de Jean-Luc Godard, ao lado de Jean-Paul Belmondo (foto em baixo).
Outros títulos na carreira foram "Lilith e o Destino" (1964), que levou os críticos americanos a reconhecerem-na como uma atriz de talento, e ainda "Momento a Momento" (1966), "A Malandro Encantador" (1966), "Os Maridos de Elizabeth" (1969) e "Aeroporto" (1970).
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