A Câmara Municipal de Sintra aprovou hoje (11) uma proposta para apoiar em 220 mil euros a organização do Lisbon & Sintra Film Festival (LEFFEST), um evento que decorrerá entre os dias 13 e 22 de novembro.

A proposta foi aprovada esta manhã, por unanimidade, pelo executivo municipal liderado pelo socialista Basílio Horta.

O festival de cinema LEFFEST, que vai na sua 14.ª edição, é organizado pela Leopardo Filmes, do produtor Paulo Branco e realiza-se desde 2017 com o apoio das Câmaras Municipais de Sintra e de Lisboa.

Segundo a proposta, assinada pelo presidente da autarquia, nas edições de 2017, 2018 e 2019 realizaram-se no município de Sintra 136 sessões de cinema, quatro concertos, um simpósio internacional e leituras públicas.

“Entre estreias mundiais, filmes em competição, edições restauradas de alguns clássicos do cinema europeu, concertos e recitais, a audiência foi nos três anos de 24.281 espetadores, um número que se espera fazer crescer mediante a continuidade do festival neste concelho”, justifica a autarquia.

A proposta destaca ainda o facto de este festival contar “com a presença de grandes criadores internacionais, figuras maiores da história do cinema e das artes, que irão partilhar as suas experiências com o público”.

“Muitos foram os realizadores e atores que incluíram na sua obra esta mítica Vila, como a atriz Gloria Swanson, os realizadores Wim Wenders, Roman Polanski e Paul Auster, entre muitos outros de renome internacional, pelo que, será exibido, nesta edição de 2020 do LEFFEST, um ciclo de filmes rodados em Sintra”, sublinha.

Newsletter

Fique a par de todas as novidades do SAPO Mag. Semanalmente. No seu email.

Notificações

Os temas quentes do cinema, da TV e da música estão nas notificações do SAPO Mag.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.