Há muito que se comenta a hipótese de ser concretizado um quarto filme da série
«Mad Max», que lançou as carreiras da sua estrela,
Mel Gibson, e do seu realizador,
George Miller.
Desde 2003, que o projecto parece estar pronto a avançar mas tem surgido sempre algo que o tem impedido de receber a luz verde definitiva, a maioria das vezes por responsabilidade do protagonista.
Talvez motivado pelo sucesso da sua primeira incursão de fundo no universo da animação,
«Happy Feet», que conquistou o Óscar da especialidade, e somado às hesitações de Mel Gibson, Miller decidiu levar o projecto por outro rumo: fazer tudo em animação.
A ideia é fazer um quarto filme com a estética da animação japonesa (popularmente conhecida como «anime»), mas concretizada com recurso total à informática e fazendo uso da mais recente tecnologia de três dimensões.
Em declarações recentes à MTV, o cineasta australiano sublinhou que «sempre adorei a 'anime', principalmente a sensibilidade japonesa. É algo que eu sempre quis fazer».
De qualquer forma, Miller parece pretender cruzar as influências nipónicas com as ocidentais.
Segundo declarou, «é uma oportunidade para mudar um pouco o que a «anime» anda a fazer, porque a animação japonesa está mesmo a pedir um ajustamento radical. E ele está a surgir nos jogos e acho que se passará o mesmo com a «anime». Haverá uma «anime» híbrida que será mais virada para as sensibilidades ocidentais. Kurosawa conseguiu fazer essa ponte entre sensibilidades japonesas e o Ocidente e fazer aqueles filmes definitivos».
Tudo indica que Mel Gibson estará fora do projecto já que, segundo Miller, «provavelmente, seguiremos um caminho diferente». Contudo, o argumento deverá ser o que ambos já tinham desenvolvido em 2003, então designado «Fury Road».
O lançamento do filme será acompanhado por um jogo de vídeo, também concretizado em colaboração estreita com Miller.
O primeiro filme da série,
«Mad Max - As Motos da Morte», estreou em 1979 e, além de ter lançado as carreiras do seu realizador e da sua estrela, foi a fita mais importante de um movimento que colocaria o cinema australiano no mapa, e lançou a moda dos filmes pós-apocalípticos.
Seguiu-se em 1981
«Mad Max: O Guerreiro da Estrada» e em 1985, já em parceria com Hollywood,
«Mad Max Além da Cúpula do Trovão».
A partir daí, George Miller realizou filmes muito diversos, como a comédia fantástica
«As Bruxas de Eastwick» e o drama
«Acto de Amor».
Em 1998, com
«Babe – Um Porquinho na Cidade», utilizou pela primeira vez os efeitos informáticos de animação, que aproveitaria em pleno em 2006, com a fábula de grande sucesso sobre pinguins animados que foi «Happy Feet».
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