Sem surpresas, "Monstros Fantásticos e Onde Encontrá-los" foi o mais visto nas salas de cinema este fim de semana.
O filme baseado no livro de J. K. Rowling que recupera o imaginário mágico de Harry Potter, com um novo elenco de atores liderado por Eddie Redmayne, estreou em vários países e no mercado mais importante, o americano, arrancou com 75 milhões.
O valor corresponde ao que era esperado pela indústria, mas ficou significativa abaixo do que apontavam vários analistas, que apostaram que a saga fosse conquistar novos espectadores.
Na verdade, segundo os inquéritos, só 18% dos que compraram bilhetes tinham menos de 18 anos, enquanto 55% tinham mais de 35, o que indica que apareceram os fãs dos filmes anteriores, mas uma nova geração não ficou tão motivada.
A estreia ficou longe do o que conseguiram os primeiros três filmes, na ordem dos 90 milhões, e embora o futuro comercial não esteja em causa (a a rodagem da sequela começa em julho do próximo ano para que a estreia seja em 2018), por causa do orçamento de 180 milhões as atenções viram-se agora para as receitas do mercado internacional, onde "Monstros Fantásticos" arrancou com 143,3 milhões, suficiente para entrar no top 30 das melhores estreias.
Países onde a magia estabeleceu recordes foram a Coreia do Sul, Rússia e Brasil, e espera-se muito mais quando chegar à China e Japão no próximo fim de semana.
Em segundo o terceiro lugar nas bilheteiras americanas ficaram "Doutor Estranho" e "Trolls", que, sem surpresa, perderam mais de metade das receitas da semana anterior com a chegada de "Monstros Fantásticos" às maiores salas.
As estreias de dois outros filmes desiludiram: "The Edge of Seventeen", com Hailee Steinfeld, apenas conseguiu 4,8 milhões e "Bleed for This", com Miles Teller, 2,35.
Pior foi o que aconteceu ao novo filme de Ang Lee, que custou 40 milhões: "Billy Lynn" foi lançado em 1176 salas com expectativas de chegar aos 3-4 milhões, mas as críticas foram mornas e apenas conseguiu 930 mil dólares. Trata-se de um desastre para o que foi apontado a certa altura como um importante candidato aos Óscares.
Comentários