David Huddleston, o ator americano que encarnou "O Grande Lebowski" no filme de mesmo nome, faleceu aos 85 anos na cidade de Santa Fé, informou a sua mulher ao jornal Los Angeles Times.

Sarah Koeppe, mulher do comediante que protagonizou junto a Jeff Bridges o filme culto dos irmãos Coen de 1998, revelou que Huddleston morreu de problemas nos rins e no coração.

Huddleston geralmente interpretava personagens duros, maus e ligados ao crime.

Sem nunca se tornar uma estrela, a popularidade chegou apesar de aparecer apenas em algumas cenas de "O Grande Lebowski", onde encarnou a personagem central, um vilão milionário que foi confundido por criminosos com outro Lebowski, interpretado por Jeff Bridges.

Outros filmes da carreira foram "Balbúrdia no Oeste" (1974), de Mel Brooks, e "Os Produtores" (2005), a adaptação da peça Broadway de Brooks, "O Comboio dos Malucos" (1980), e o papel principal, o único, em "Pai Natal: o Filme" (1985), ao lado de Dudley Moore e John Lithgow.

Huddleston participou em várias séries de TV: além de ser o avô em vários episódios de "The Wonder Years", esteve em "Crime, Disse Ela", "Walker, o Ranger do Texas", "Gilmore Girls", "Jerico" e muitas outras.

O ator nasceu na Virgínia a 17 de setembro de 1930 e após servir na Força Aérea decidiu estudar arte dramática em Nova Iorque.