Reynaldo Miravalles, considerado um dos melhores atores cubanos de todos os tempos, faleceu em Havana aos 93 anos, informou a comunicação social daquela país. locais.

Miravalles, que protagonizou vários clássicos do cinema cubano, como "Las Doce Sillas" (1960) e "O Homem de Maisinicu" (1973), morreu na segunda-feira 'vítima de complicações relacionadas com várias enfermidades", afirmou o jornal oficial Granma.

Nascido em Havana em 1923, o ator fez a estreia na rádio em 1944, e oito anos depois na televisão. Foi fundador do cinema cubano e 'participou de alguns dos filmes mais destacados da década de 1960', acrescentou o Granma.

Miravalles radicou-se em Miami em 1994, mas 'nunca perdeu o vínculo com Cuba', disse o jornal, fazendo a ressalva que em 2012 o ator filmou na ilha a seu última longa-metragem, "Esther en Alguna Parte", num dueto memorável com Enrique Molina, outro grande ator cubano.

"O Mistério Galíndez" (2003) foi o seu único dos seus recentes trabalhos a estrear nas salas de cinema portuguesas. A foto em baixo, ao lado do realizador Gerardo Herrero e do ator Harvey Keitel, é da apresentação no Festival de San Sebastian em setembro de 2003.