
O Presidente russo Vladimir Putin diz que não sabe da existência do filme que tem Jude Law no papel do líder russo que estreou no Festival de Veneza.
"The Wizard of the Kremlin" ("O Mágico do Kremlin", em tradução livre), do realizador francês Olivier Assayas é um olhar sobre a carreira e ascensão do ex-oficial dos serviços de informação através dos olhos de um conselheiro político fictício, Vadim Baranov, interpretado por Paul Dano, e baseia-se no romance homónimo de grande sucesso do autor italiano Giuliano da Empoli.
No papel do líder russo está o ator britânico Jude Law, de 52 anos.
O filme é um dos 21 que concorrem ao prémio principal do Festival de Veneza, que termina no sábado.
Questionado na quarta-feira sobre o filme e o ator que o interpreta, Putin disse numa conferência de imprensa em Pequim com jornalistas, incluindo da agência France-Presse (AFP), que não tinha ouvido falar dele.
"Não, não vi este filme. É a primeira vez que ouço falar dele. Não posso comentar porque não sei", disse aos jornalistas.
O filme, com duas horas e meia de duração, oferece um retrato exaustivo da carreira de Putin, que silencia opositores políticos, intimida oligarcas e enriquece aqueles que lhe são mais próximos.
Assayas disse que o seu filme é, antes de mais, uma história sobre autoritarismo, com a transição da Rússia de uma democracia caótica no final da década de 1990 para a autocracia moderna de Putin como um aviso para o Ocidente.
"Fizemos um filme sobre o que a política se tornou e sobre a situação muito assustadora e perigosa em que todos sentimos que estamos", explicou.
Jude Law ficou "obcecado" por Putin na preparação de "The Wizard of the Kremlin"

Jude Law reproduz o olhar severo e o estilo característico de andar de Putin no filme.
"Há muitas imagens que se podem ver e, pessoalmente, quando começo a entrar nesse mundo, isso torna-se uma espécie de obsessão", disse o ator em conferência de imprensa. "Acaba-se a procurar cada vez mais material novo."
O ator referiu que interpretar Putin foi um desafio devido à sua conhecida expressão impassível.
"O lado complicado era que a imagem pública que vemos (de Putin) é muito, muito limitada", acrescentou Law. "Existe esta máscara."
Law garantiu que não tinha como objetivo fazer uma "imitação" de Putin e atribuiu a semelhança a "uma equipa incrível de caracterização".
Assayas insistiu que queria que Law "se apropriasse da personagem".
Comentários