A empresa NOS, que já é líder de mercado, anunciou hoje que abrirá uma sala IMAX no CascaiShopping e dois novos complexos de cinema em centros comerciais em Loulé e em Évora, para os quais irá contratar 40 trabalhadores.

A NOS Cinemas é a maior exibidora de cinema em Portugal, detendo 39,1% do mercado da exibição comercial, seguida da Oriente Cineplace (15,5%), da NLC - Cinema City (8,4%) e da UCI (8,2%), segundo os dados mais recentes do Instituto do Cinema e Audiovisual (ICA).

Até setembro, dos 62,1 milhões de euros de receita bruta contabilizados pelo ICA em toda a exibição comercial de cinema em Portugal, 38,7 milhões de euros (62,3%) foram da exibidora NOS Cinemas.

Na estatística de bilhetes emitidos, a empresa registou 7,2 milhões de 11,9 milhões de espectadores.

De acordo com o plano anunciado hoje pela empresa, no dia 26 abrirá o complexo em Loulé, com cinco salas e 1100 lugares, e em novembro abre a sala IMAX de Cascais (com exibição em digital 3D em ecrã seis vezes maior que os convencionais).

Também em novembro abrem ao público cinco salas, com 600 lugares, no novo centro comercial de Évora.

Segundo a empresa, Évora estava há sete anos sem exibição comercial de cinema, embora os dados do ICA indiquem que aquele distrito do Alentejo possua sete salas de cinema, com 1.535 lugares.

Com esta expansão, a NOS Cinemas quer "reforçar o seu posicionamento como operador de entretenimento em Portugal e ambiciona estar cada vez mais próxima das populações", afirma o administrador da empresa, Pedro Mota Carmo, em comunicado.