Um dos muitos projetos que o lendário Orson Welles (“O Mundo a Seus Pés”) deixou por terminar vai finalmente ver a luz do dia, a 31 de Agosto, no Festival de Cinema de Veneza.

“O Outro Lado do Vento” é um dos mais míticos filmes inacabados da história do cinema, filmado com diversos intervalos entre 1970 e 1976, e envolvido desde o início numa complexíssima teia de direitos pelo facto de ter sido parcialmente financiado pelo cunhado do Xá do Irão, que seria deposto em 1979, ficando o filme nas mãos do regime do Ayatollah Komeini.

Oja Kodar, que viveu com Welles nos seus últimos anos de vida e participara no filme como atriz e argumentista, passou décadas a tentar completar o projeto, que depois de esbarrou em problemas relacionados com divisões do espólio do cineasta entre vários herdeiros e com o financiamento necessário para terminar a obra.

A salvação final chegou com a Netflix, que em 2017 resolveu investir na finalização do filme que agora chega aos ecrãs do Festival de Veneza, após uma projecção inicial prevista para o Festival de Cannes em Maio último, cancelada quando a Netflix retirou todos os filmes do certame francês num confronto que deu brado na imprensa internacional.

“O Outro Lado do Vento” conta no elenco com os realizadores John Huston, no papel de um cineasta que regressa a Los Angeles com planos de concluir um filme inovador após anos de autoexílio na Europa, e Peter Bogdanovich, confidente e biógrafo de Welles, além de Susan Strasberg, Dennis Hopper e Oja Kodar.

Trata-se de um retrato e uma reflexão sobre o desaparecimento da produção clássica de Hollywood durante a década de 70 e a emergência dos novos autores mais avant-garde, a chamada Nova Hollywood.

Os produtores Frank Marshall (que foi diretor de produção de Welles durante as filmagens iniciais) e Filip Jan Rymsza mergulharam nos mais de mil rolos de negativos cinematográficos que estavam num cofre de Paris e encomendaram uma nova banda sonora ao compositor oscarizado Michel Legrand.

O filme será lançado na plataforma Netflix a 2 de novembro.

Veja o trailer do filme:

Newsletter

Fique a par de todas as novidades do SAPO Mag. Semanalmente. No seu email.

Notificações

Os temas quentes do cinema, da TV e da música estão nas notificações do SAPO Mag.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.