Sucesso de bilheteiras no último fim de semana nos EUA, "Ocean´s 8" continua, agora com um elenco feminino, a saga iniciada com "Ocean´s Eleven - Façam as Vossas Apostas" em 2001 e que teve mais dois filmes.

Vários atores que entraram na trilogia fazem participações especiais e simbólicas no novo capítulo que foram mantidas em segredo, mas o regresso de Matt Damon como o carteirista Linus Caldwell tinha sido divulgado.

Só que o ator não aparece no filme que está nas salas de cinema: a sua participação foi cortada.

Em dezembro do ano passado, no rescaldo do escândalo com Harvey Weinstein, circulou uma petição a exigir a sua remoção por causa do antigo envolvimento com o produtor que ajudou a lançar a sua carreira e declarações em que dizia existir uma diferença entre "entre passar a mão no traseiro de alguém e uma violação ou abuso infantil".

O texto garantia que a sua presença no filme seria particularmente decepcionante, já que o projeto é uma versão feminina com atrizes do calibre de Sandra Bullock, Cate Blanchett, Anne Hathaway e Helena Bonham Carter.

"Ocean's 8": Petição a exigir saída de Matt Damon do filme ganha força
"Ocean's 8": Petição a exigir saída de Matt Damon do filme ganha força
Ver artigo

"A presença de Damon tornaria trivial a natureza séria das acusações contra abusadores sexuais como Weinstein" e "seria uma falta de respeito enorme" pelas mulheres que têm a coragem de denunciar, afirmava a petição.

O realizador Gary Ross garantiu ao Hollywood Reporter que a decisão foi tomada apenas por razões que tinham a ver com a história.

"[Escolher as participações] foi um processo eclético de ver como encaixam na história e como a narrativa se desdobra. Isto, mais do que qualquer filme que fiz, teve um processo editorial realmente vasto em que vemos como as coisas funcionam", explicou.

Em relação a Damon, Ross esclareceu que "houve imensas pessoas que foram generosas connosco que simplesmente por razões editoriais e da história não entraram e algumas que sim. Acabámos por filmar mais dez dias, poranto existe muito material e muita calibragem. Mas no fim o foco é a história".

Newsletter

Os melhores filmes, as séries mais populares e a música que tem mesmo de ouvir. Fique a par de todas as novidades do SAPO Mag. Semanalmente. No seu email.

Notificações

Os temas quentes do cinema, da TV e da música estão nas notificações do SAPO Mag.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.