O capítulo final de Harry Potter já está a bater recordes de bilheteira um pouco por todo o mundo mas o Verão de 2011 não se faz só do fim do aprendiz de feiticeiro. O SAPO Cinema faz o top dos filmes mais aguardados deste Verão.

«Super 8»

A estrelinha de
J.J. Abrams a realizar e o selo de qualidade
Steven Spielberg a produzir fazem de
«Super 8» um filme obrigatório. E nem precisaríamos de mais argumentos.

Mas, para além disso, diz quem viu que a fita é ficção científica à antiga, uma história sobre um grupo de crianças que, no final dos anos 70, ao experimentar rodar um filme em super 8, assiste ao descarrilamento de um comboio e aos estranhos acontecimentos que atingem a sua cidade depois disso.

«Capitão América – O Primeiro Vingador»

Continua a saga da Marvel para juntar todos os super-heróis necessários a
«Os Vingadores», o filme que tem estreia marcada para o próximo ano. Depois de Thor, é Capitão América a ser apresentado numa fita em que é protagonista. O actor escolhido para dar corpo ao militar que se transforma num herói depois de ter sido submetido a processos físicos experimentais foi
Chris Evans.

Joe Johnston dirige este projecto que já começou a ser desenvolvido em 1997 e só agora vê a luz do dia.

«Cowboys & Aliens»

Indiana Jones e James Bond num western invadido por extraterrestres? É preciso mais alguma descrição para convencer qualquer espectador a ver
«Cowboys & Aliens»?

Não são bem Indiana Jones e James Bond mas são os actores que deram corpo a essas personagens.
Harrison Ford e
Daniel Craig, a par com
Olivia Wilde, são liderados pelo realizador
Jon Favreau (
«Homem de Ferro») num western de ficção científica que põe foras-da-lei e xerifes à bulha com extraterrestres.

«Os Smurfs»

A maioria de nós cresceu a ouvir mais o nome Estrumpfes do que Smurfs mas isso acabou. Com a estreia do filme que mistura em animação e imagem real, os seres azuis que vivem numa aldeia com casas em forma de cogumelos com os humanos e os prédios de Nova Iorque.

O filme traz consigo a tecnologia das três dimensões e apelará decerto a uma nova geração de público que nunca conheceu os smurfs como estrumpfes.

«Planeta dos Macacos: A Origem»

«O Homem que Veio do Futuro», de
Franklin J. Schaffner, e
«O Planeta dos Macacacos», de
Tim Burton, foram os filmes que mais imortalizaram no cinema a obra de Pierre Boulle. Este ano,
Rupert Wyatt dirige um «reboot» da saga,
«Planeta dos Macacos: A Origem».

O filme encontra os humanos na altura em que as suas experiências científicas desenvolvem inteligência em macacos e originam uma guerra pela supremacia.
James Franco,
Freida Pinto,
Andy Serkis e
John Lithgow são apenas alguns dos nomes que fazem parte do elenco.

«Green Lantern – Lanterna Verde»

A crítica americana não tem sido muito simpática com esta adaptação da banda desenhada da DC que surge nos ecrãs portugueses a tempo de competir com o filme saído do universo Marvel, «Capitão América». Mas a julgar pelas receitas de bilheteira desde a sua estreia nos Estados Unidos,
«Green Lantern – Lanterna Verde», pode bem não ter grandes hipóteses de sucesso.

Na história, um aviador destemido encontra um extraterrestre moribundo numa nave caída, que lhe passa um anel com poderes especiais. E com o anel, aquele que era um simples humano passa agora a fazer parte de uma patrulha de defesa da galáxia.

Ryan Reynolds veste a pele do herói verde e
Martin Campbell (
«A Máscara de Zorro»,
«007 – Goldeneye»,
«007 – Casino Royale») realiza.

«Conan, o Bárbaro»

Os dois filmes sobre o bárbaro com
Arnold Schwarzenegger lançaram a carreira do actor e, ainda hoje, permanecem na memória de quem era jovem nos anos 80. Agora, a personagem criada por Robert E. Howard ganha existência no século XXI e tem até direito à tecnologia 3D.

Jason Momoa foi o havaiano de pele escura descoberto para assumir o papel de protagonista. Os criadores do filme prometem a mesma violência dos filmes originais e uma fita que não deixe descontentes os fãs da saga.

«Chefes Intragáveis»

Um
Colin Farrell irreconhecível, uma
Jennifer Aniston quase irreconhecível e mais uma mão-cheia de actores reconhecíveis (
Jason Bateman,
Kevin Spacey,
Jamie Foxx) compõem o elenco de
«Chefes Intragáveis».

A acção centra-se em três amigos que decidem engendrar um plano para assassinar os seus chefes abusivos, que acreditam estar a impedi-los de alcançar a felicidade.