"Os Novos Mutantes" é um "spin-off" da saga "X-Men" filmado há três anos e que tem tem vindo a ser sucessivamente adiado.

Mas o filme parece estar mesmo "amaldiçoado": previsto para estrear a 3 de abril, o filme foi um de vários que a Disney teve de adiar por causa da COVID-19.

Coronavírus "verga" Disney: estúdio cancela estreias de filmes, incluindo "Mulan" e "Novos Mutantes"
Coronavírus "verga" Disney: estúdio cancela estreias de filmes, incluindo "Mulan" e "Novos Mutantes"
Ver artigo

Entretanto, o estúdio já marcou novas datas, mas a situação de "Novos Mutantes" continua indefinida no calendário, mas há uma certeza: segundo o Joblo, a Disney tem a obrigação contratual de estreá-lo nos cinemas.

Filmado durante o verão em 2017, o filme acompanha cinco jovens mutantes mantidos contra a sua vontade em instalações secretas que lutam para sobreviver. No elenco destacam-se Maisie Williams, Anya Taylor-Joy, Charlie Heaton e Alice Braga.

O projeto passou por vários contratempos artísticos: segundo o próprio realizador Josh Boone, a visão inicial focava-se mais no terror, mas o estúdio 20th Century Fox quis "menos sangue e menos sustos" e mais temática "jovem adulto".

Uma primeira montagem desta versão de compromisso deixou o estúdio satisfeito, mas o sucesso do filme de terror "It" levou à criação de um trailer mais focado nos aspetos mais assustadores que foi bem recebido. Resultado: era necessário regressar à visão do realizador e fazer novas filmagens.

VEJA ESSE TRAILER.

Para acomodar agendas, a estreia acabou por ser adiada de março de 2018 para fevereiro de 2019. E quando a Fox achou que era melhor colocar "X-Men: Dark Phoenix" nessa data, voltou a alterar para agosto de 2019.

As refilmagens acabaram por nunca avançar: tudo ficou ficou suspenso com o início do acordo de fusão entre Disney e Fox. Quando finalmente foi retomado, por volta do verão de 2019, o realizador percebeu que os atores já estavam visivelmente mais velhos.

Após todos os contratempos e adiamentos, "Os Novos Mutantes" parecia o candidato ideal para lançar diretamente em streaming e evitar mais prejuízos, como aconteceu com "Artemis Fowl", de Kenneth Branagh, que vai passar directamente para o Disney+.

Só que a Disney está contratualmente obrigada a estrear nos cinemas todos os filmes da Fox que estavam concluídos ou em pós-produção quando foi feito o acordo de aquisição.

Um lançamento direto em streaming também implicava chegar a acordo com o realizador e atores para alterar os contratos originais.

Mas nem assim a estreia podia ser nas plataformas Disney+ ou Hulu: os direitos televisivos "premium" dos filmes Fox pertencem ao canal HBO até 2022, pelo que será mais simples procurar uma nova data para finalmente "Os Novos Mutantes" chegar aos cinemas.

Tudo o que se passa à frente e atrás das câmaras!

Receba o melhor do SAPO Mag, semanalmente, no seu email.

Os temas quentes do cinema, da TV e da música!

Ative as notificações do SAPO Mag.

O que está a dar na TV, no cinema e na música!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOmag nas suas publicações.