"Os Novos Mutantes" é um "spin-off" da saga "X-Men" filmado há três anos e que tem tem vindo a ser sucessivamente adiado.

Mas o filme parece estar mesmo "amaldiçoado": previsto para estrear a 3 de abril, o filme foi um de vários que a Disney teve de adiar por causa da COVID-19.

Coronavírus "verga" Disney: estúdio cancela estreias de filmes, incluindo "Mulan" e "Novos Mutantes"
Coronavírus "verga" Disney: estúdio cancela estreias de filmes, incluindo "Mulan" e "Novos Mutantes"
Ver artigo

Entretanto, o estúdio já marcou novas datas, mas a situação de "Novos Mutantes" continua indefinida no calendário, mas há uma certeza: segundo o Joblo, a Disney tem a obrigação contratual de estreá-lo nos cinemas.

Filmado durante o verão em 2017, o filme acompanha cinco jovens mutantes mantidos contra a sua vontade em instalações secretas que lutam para sobreviver. No elenco destacam-se Maisie Williams, Anya Taylor-Joy, Charlie Heaton e Alice Braga.

O projeto passou por vários contratempos artísticos: segundo o próprio realizador Josh Boone, a visão inicial focava-se mais no terror, mas o estúdio 20th Century Fox quis "menos sangue e menos sustos" e mais temática "jovem adulto".

Uma primeira montagem desta versão de compromisso deixou o estúdio satisfeito, mas o sucesso do filme de terror "It" levou à criação de um trailer mais focado nos aspetos mais assustadores que foi bem recebido. Resultado: era necessário regressar à visão do realizador e fazer novas filmagens.

VEJA ESSE TRAILER.

Para acomodar agendas, a estreia acabou por ser adiada de março de 2018 para fevereiro de 2019. E quando a Fox achou que era melhor colocar "X-Men: Dark Phoenix" nessa data, voltou a alterar para agosto de 2019.

As refilmagens acabaram por nunca avançar: tudo ficou ficou suspenso com o início do acordo de fusão entre Disney e Fox. Quando finalmente foi retomado, por volta do verão de 2019, o realizador percebeu que os atores já estavam visivelmente mais velhos.

Após todos os contratempos e adiamentos, "Os Novos Mutantes" parecia o candidato ideal para lançar diretamente em streaming e evitar mais prejuízos, como aconteceu com "Artemis Fowl", de Kenneth Branagh, que vai passar directamente para o Disney+.

Só que a Disney está contratualmente obrigada a estrear nos cinemas todos os filmes da Fox que estavam concluídos ou em pós-produção quando foi feito o acordo de aquisição.

Um lançamento direto em streaming também implicava chegar a acordo com o realizador e atores para alterar os contratos originais.

Mas nem assim a estreia podia ser nas plataformas Disney+ ou Hulu: os direitos televisivos "premium" dos filmes Fox pertencem ao canal HBO até 2022, pelo que será mais simples procurar uma nova data para finalmente "Os Novos Mutantes" chegar aos cinemas.

Newsletter

Fique a par de todas as novidades do SAPO Mag. Semanalmente. No seu email.

Notificações

Os temas quentes do cinema, da TV e da música estão nas notificações do SAPO Mag.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.