Na sequência da decisão,
divulgada no final de Junho, de aumentar de cinco para dez o número de películas nomeadas ao Óscar de Melhor Filme, a Academia de Ciências e Artes Cinematográficas de Hollywood, que promove a entrega das estatuetas douradas, resolveu fazer uma adenda importante a essa alteração: doravante, os votantes, nessa categoria, não se limitarão a escolher o seu filme preferido entre os nomeados mas terão de escaloná-los todos por ordem de preferência, de 1 a 10.

Bruce Davis, um dos directores executivos da Academia, declarou ao site The Wrap que «há certos perigos matemáticos em haver mais nomeados. Pode mesmo dar-se uma fragmentação [nos votos] a ponto de poder ganhar um filme com apenas 18 ou 20 por cento dos votos, e não queríamos que isso acontecesse».

Assim, o novo e mais complexo processo, implica que os votantes numerem de 1 a 10, por ordem de preferência, os 10 nomeados a Melhor Filme, numa secção especial do boletim de preenchimento, que se destacará do resto para que uma equipa da Price Waterhouse, a entidade que certifica a contabilização e isenção dos resultados, possa trabalhar única e especificamente essa contagem mais complexa de votos.

Inicialmente, os votos serão contabilizados tendo em conta apenas a escolha principal de cada um dos boletins. Serão feitas 10 pilhas de votos, uma para cada um dos dez filmes, cada uma a contemplar os boletins em que eles são colocados em primeiro lugar na lista. Caso a pilha de algum dos filmes tenha mais de 50% dos votos, ganha imediatamente.

Se tal não acontecer, o filme cuja pilha tiver o primeiro lugar em menos boletins é eliminado. De seguida, já com nove pilhas, a contagem volta a ser feita com os segundos lugares dos boletins da pilha eliminada a reverterem para os das outras pilhas. Se essa alteração for suficiente para empurrar algum filme acima dos 50%, esse filme ganha. Senão volta a eliminar-se a pilha com menos votos e a redistribuir os restantes boletins pelos nomeados remanescentes. E assim sucessivamente até um dos filmes ter, inevitavelmente, mais de 50 % dos votos.

O objectivo final é encontrar o filme que tenho o maior apoio da maioria dos votantes, o que significa que não só é fundamental que uma película tenha muitos votos no primeiro lugar da tabela, como também que tenha presença recorrente na segunda e terceira posições.

Newsletter

Fique a par de todas as novidades do SAPO Mag. Semanalmente. No seu email.

Notificações

Os temas quentes do cinema, da TV e da música estão nas notificações do SAPO Mag.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.