"Roma"e "Cold War - Guerra Fria" estão entre os finalistas para as nomeações de Melhor Filme Estrangeiro e Portugal volta a ficar de fora.

Foram 87 países que submeteram candidaturas  e a lista dos nove filmes que continuam na corrida para a categoria na 91ª edição dos Óscares foi anunciada esta segunda-feira pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood.

Portugal escolheu “Peregrinação”, de João Botelho, que transpunha para cinema episódios do livro "Peregrinação", de Fernão Mendes Pinto, mantendo o recorde do país que mais vezes submeteu sem sucesso filmes para conseguir a nomeação: 35.

Igualmente excluído ficou o candidato do Brasil "O Grande Circo Místico", de Cacá Diegues, rodado em Portugal, com atores portugueses e coproduzido pela Fado Filmes.

Numa excelente posição para conseguir a primeira nomeação de sempre após 30 candidaturas está a Coreia do Sul: "Burning", de Lee Chang-dong, é um dos finalistas.

Esperadas eram as presenças na lista de "Roma", de Alfonso Cuarón (México), Leão de Ouro no Festival de Veneza, e "Cold War - Guerra Fria", de Pawel Pawlikowski (Polónia), tal como a de "Capernuaum", de Nadine Labaki (Líbano).

Cold War - Guerra Fria

Além do Leão de Ouro no Festival de Veneza e do grande vencedor dos reentes Prémios do Cinema Europeu, surge ainda "Shoplifters: Uma Família de Pequenos Ladrões", de Hirokazu Kore-eda (Japão), a Palma de Ouro do Festival de Cannes.

Completam a lista "Pássaros de Verão", de Cristina Gallego e Ciro Guerra (Colômbia), "O Culpado", de Gustav Möller (Dinamarca), "Nunca Deixes de Olhar", de Florian Henckel von Donnersmarck, e "Ayka", de Sergei Dvortsevoy (Cazaquistão).

Shoplifters

Existem dois antigos premiados nesta categoria: Pawel Pawlikowski já ganhou com "Ida" (2014) e Florian Henckel von Donnersmarck com "As Vidas dos Outros" (2006).

Os 87 filmes candidatos foram vistos e classificados de 6 a 10 por membros voluntários em Los Angeles de todos os ramos da Academia (atores, realizadores, argumentistas, etc.). As suas votações determinaram seis filmes, a que se juntaram mais três escolhidos por um comité executivo especial.

Numa segunda fase do processo, votantes em Los Angeles, São Francisco, Nova Iorque e Londres são convidados a ver os nove finalistas durante um fim de semana de três dias em janeiro e votarem para selecionar os cinco finalistas. Esta possibilidade também está aberta aos votantes fora dos EUA e Grã-Bretanha que vejam todos os filmes através de um "site" especial.

As nomeações para todas as categorias dos Óscares serão anunciadas a 22 de janeiro. A cerimónia será a 24 de fevereiro.

Newsletter

Fique a par de todas as novidades do SAPO Mag. Semanalmente. No seu email.

Notificações

Os temas quentes do cinema, da TV e da música estão nas notificações do SAPO Mag.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.