O incêndio, que libertou fumo preto visível a vários quilómetros de distância, começou durante a tarde numa área externa onde a Florença renascentista foi reconstruída e estava a ser desmontada.

"O fogo já foi controlado. Não há feridos, intoxicações, ou danos materiais graves", disse à AFP Marlon Pellegrini, da assessoria de imprensa da Cinecittà.

"Havia muito vento e fazia muito calor, cerca de 40 graus. O fogo foi apagado muito rapidamente. Mas também se desenvolveu em dois minutos. Não sabemos como", explicou Natalia Barbosa, coordenadora de produção do filme "Devon House", que está sendo a ser filmado na Cinecittà.

Cinecittà

"Alguns trabalhadores, que estavam a preparar o o set para nós, ficaram com medo. Felizmente, o vento estava a ir na outra direção. Perdemos dois dias de filmagens. Isso é muito caro", explicou.

"O produtor decidiu retirar a equipa. Depois de amanhã teríamos de filmar naquele espaço", acrescentou.

Em 2007, um grande incêndio destruiu um armazém que abrigava alguns sets do blockbuster anglo-americano "Roma", sobre o nascimento do Império Romano.

Os estúdios romanos ficarão eternamente associados à era de ouro do cinema italiano. Obras-primas foram filmadas na chamada "cidade do cinema", como "Ben Hur", de William Wyler (1959), e "La Dolce Vita", de Federico Fellini (1960).

Na década de 1970, a crise na produção cinematográfica afetou negativamente os estúdios.

Sob controlo público desde 2017, Cinecittà recebeu fundos com o objetivo de se tornar “um importante centro cinematográfico europeu”, apostando em séries e filmes na televisão.

Este plano prevê a duplicação da superfície dos estúdios, a criação e renovação de cenários, a construção de uma piscina interna e de um teatro com ecrã verde (ou "chroma key") de 360°.