O filme "O ornitólogo", de João Pedro Rodrigues, que lhe valeu em Locarno o prémio de melhor realizador, estreia-se hoje nos cinemas portugueses.

A longa-metragem, protagonizada por Paul Hamy, centra-se num ornitólogo que enfrentará medos, e o risco de quase se afogar, durante um trabalho de campo numa descida de um rio, numa floresta.

'Ao mesmo tempo é uma espécie de versão muito livre da vida do Santo António de Lisboa. É um filme que se passa na atualidade, mas que reflete um pouco mitologias portuguesas', disse o realizador à Lusa quando venceu o prémio de realização em agosto na Suíça.

"O Ornitólogo" é a quinta longa-metragem de João Pedro Rodrigues, depois de "O Fantasma" (2000), "Odete" (2005), "Morrer como Um Homem" (2009) e "A Última Vez Que Vi Macau" (2012).

O filme chega às salas portuguesas semanas antes de se estrear também em França. O Centro Pompidou, em Paris, fará uma retrospetiva de todos os filmes de João Pedro Rodrigues e João Rui Guerra da Mata, entre 25 de novembro e 02 de janeiro.