«O financiamento europeu irá encorajar as coproduções internacionais, impulsionar a distribuição à escala mundial e tornar a indústria mais competitiva», disse Androulla Vassiliou poucas horas antes da cerimónia em que vai ser lançado oficialmente o Media Mundus.

Para a responsável europeia «os cinemas terão a partir de agora a possibilidade de apresentar programas mais diversificados e de oferecer à audiência uma oferta maior».

O primeiro «pacote financeiro» do Media Mundus abrange um período de três anos (2011-13) e tem o valor de 15 milhões de euros.

O Media Mundus é uma medida complementar do Programa Media da União Europeia, com uma dotação de 755 milhões para o período de 2007 a 2013.

O programa lançado hoje apoia o estabelecimento da cooperação entre produtores europeus e não europeus, para a promoção do cinema. A iniciativa pretende ainda intensificar as relações culturais e comerciais entre a indústria cinematográfica europeia com cineastas de países terceiros.

Entre os 34 projectos anunciados está o projeto «Puentes» que visa reforçar a cooperação artística e comercial entre a Europa e a América Latina através da criação de grupos de trabalho para encorajar a aproximação de realizadores dos dois continentes.

Um outro projecto, o «Festival Scope», envolve a listagem numa
página da internet dos programas dos festivais de filmes em todo o mundo.

O «TAP» (Transatlantic partners) é um programa de treino e contactos em rede para realizadores independentes da Europa, Canadá e Estados Unidos.

Em termos gerais o Media Mundus tem como objectivos «aumentar a competitividade do sector audiovisual europeu, permitir que a Europa desempenhe mais eficazmente o seu papel cultural e político no mundo, proporcionar ao consumidor mais possibilidades de escolha e fomentar a diversidade cultural».

A Comissão Europeia irá lançar antes do Verão o concurso para a atribuição de financiamentos de projectos para este programa em 2012.


Consulte o site oficial

@Lusa

Saiba
outros meios de financiamento para o cinema português.