Um clássico encantador e um dos expoentes máximos do cinema de animação, mas não só: "Bambi" foi eleito o filme mais comovente da Disney.
Num inquérito a que responderam 11426 leitores da revista britânica Radio Times sobre o filme disponível na plataforma Disney+ que mais os emocionava, o filme de 1942 recolheu 38% das preferências.
São as mulheres que mais se comovem com a história das aventuras e amizade na floresta do pequeno cervo com o coelho Tambor, a doninha fedorenta Flor e o sábio amigo Coruja, até ao dia em que a chegada de caçadores lhe rouba a inocência.
Os homens que responderam ao inquérito preferem "Up - Altamente!", sobre um reformado que realizava o sonho da sua vida, prendendo milhares de balões à sua casa para voar à descoberta da América do Sul, descobrindo que também embarcou clandestinamente um explorador da natureza, super otimista e irritante, de apenas oito anos.
Na lista geral, a animação da Pixar de 2009 acabou por recolher 35% dos votos, batendo por um ponto a animação "O Rei Leão", de 1994.
Também 40% dos que responderam elegeram "Bare Necessities", da animação "O Livro da Selva" (1967), como a canção da Disney que os deixava mais felizes.
Em segundo lugar, ficaram empatadas com 29% "You’ve Got a Friend in Me", de "Toy Story" (1995), e "Hakuna Matata", de "O Rei Leão".
No entanto, a revista destaca aqui uma diferença geracional: os jovens até aos 24 anos elegeram "Hakuna Matata" e a seguir "You’re Welcome" e ""How Far I’ll Go", de "Vaiana" (2016).
"Mary Poppins" (a versão de 1964 com Julie Andrews) é o filme que deixa os leitores mais nostálgicos, seguido por dois filmes de 1993: "Mrs Doubtfire" ("Papá Para Sempre" em Portugal), com Robin Williams, e "Cool Runnings" ("Jamaica Abaixo de Zero"), sobre uma equipa de bobsleigh da Jamaica.
Comentários