"Salgueiro Maia - O Implicado" vai contar a história da vida daquele que é considerado o herói e o símbolo mais puro do 25 de Abril de 1974.

O início da rodagem oficial do filme esta segunda-feira (9) foi anunciado pela distribuidora Cinemundo.

Após ter sido uma das personagens de "Capitães de Abril" (2000), da realizadora e atriz Maria de Medeiros, "Salgueiro Maia - O Implicado" será o primeiro grande retrato no cinema do Capitão de Abril.

O comunicado destaca que se trata de uma história de ficção baseada em factos históricos e relatos pessoais de quem conheceu e acompanhou o homem, estudante, militar, pai e amigo que se tornou  o símbolo mais puro da Revolução dos Cravos e o seu anti-herói.

Fernando Salgueiro Maia nasceu em Castelo de Vide, em 1944, fez campanhas militares em Moçambique e na Guiné-Bissau, tendo ascendido ao posto de capitão, em 1971.

Como delegado da Arma de Cavalaria, integrou a Comissão Coordenadora do Movimento das Forças Armadas (MFA).

Em 25 de Abril de 1974, comandou a coluna militar que, partindo da Escola Prática de Cavalaria, em Santarém, ocupou a Praça do Comércio e cercou o Quartel do Carmo, em Lisboa, levando à rendição do então presidente do Conselho, Marcello Caetano, e à definitiva queda do Estado Novo.

Partindo da biografia exclusiva e da investigação de António de Sousa Duarte, será "mais do que um docudrama", procurando revelar "o outro lado de uma personagem mítica" [...] "retratando as histórias que ainda não foram contadas" sobre Salgueiro Maia, que faleceu em abril de 1992, com apenas 47 anos.

Com Tomás Alves, Tiago Teotónio Pereira, Filipa Areosa e Gabriela Barros nos papéis principais, argumento de João Lacerda de Matos e realização de Sérgio Graciano, a produção vai passar nas próximas sete semanas por Lisboa, Santarém, Pombal e Castelo de Vide.

A chegada às salas de cinema está anunciada para 1 de outubro.

Newsletter

Fique a par de todas as novidades do SAPO Mag. Semanalmente. No seu email.

Notificações

Os temas quentes do cinema, da TV e da música estão nas notificações do SAPO Mag.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.