O projeto da União Europeia Scope 100 chega a Portugal pelo segundo ano consecutivo.

A ideia é reunir uma comunidade composta por 100 cinéfilos que terão como missão escolher um filme, a partir de uma lista prévia, para ser lançado no circuito comercial no país.

Segundo as distribuidoras Cinema Bold e Alambique, responsáveis pela iniciativa em Portugal, o único requisito para participar é “gostar muito de cinema”. Os títulos a concurso serão divulgados brevemente e tem como pressuposto, tal como no ano anterior, um currículo sólido no circuito de festivais internacionais.

No ano passado o filme escolhido foi o islandês “Corações de Pedra”. Uma vez escolhido a obra, os participantes irão ainda contribuir para a preparação de ações de divulgação do projeto.

O objetivo da iniciativa, implementada com o apoio do Programa Europa Criativa da União Europeia, é a promoção do cinema feito na Europa, para além de aproximar os espectadores dos processos internos de lançamento e distribuição de um filme.

As inscrições para ser um dos 100 podem ser feitas através do endereço www.cinemabold.pt/scope100 até ao dia 28 de Fevereiro e estão abertas ao público em geral com mais de 18 anos.