Lembra-se de "Inception - A Origem"? E do mistério sobre o final? Michael Caine acabou com as dúvidas.

O filme realizado por Christopher Nolan era sobre uma equipa de ladrões que exploravam e manipulavam as diferentes camadas de sonhos existentes dentro das mentes das pessoas para servir os propósitos de quem os contratava.

A história estabelecia que o líder dessa equipa, Dominick Cobb (Leonardo DiCaprio) usava um pião como o totem pessoal para o ajudar a determinar se estava a sonhar ou não: se continuasse a rodar infinitamente, estava no sonho de outra pessoa; se caísse, estava no mundo real.

No final do filme, Cobb (Leonardo DiCaprio) via o passado criminoso ser apagado e reencontrava-se com os filhos e o pai (Michael Caine) nos EUA, onde estava proibido de entrar. Por via das dúvidas, colocava um pião a girar, mas acabava por não esperar para ver o que acontecia: a câmara movia-se então em direção ao pião a girar, mas o plano cortava abruptamente para o vazio.

Desde a estreia do filme no verão de 2010 que a ambiguidade deste desfecho tem sido discutida pelos fãs e o próprio Nolan tem contribuído para o mistério com respostas vagas. A sua teoria é que Cobb não queria saber se estava a sonhar ou não e chegou ao dizer aos licenciados da Universidade de Princeton que via o conceito de realidade no filme, como na vida, como algo completamente subjetivo.

Christopher Nolan explica o final de «Inception»
Christopher Nolan explica o final de «Inception»
Ver artigo

Só que o realizador também vê o ator Michael Caine como o seu "amuleto" de sorte (fizeram sete filmes consecutivos que foram sucessos de bilheteira e de crítica) e teve de lhe contar o "segredo".

"Fiquei um bocado confuso quando recebi o argumento de 'Inception' e disse-lhe 'não percebo onde é o sonho'", explicou ao público antes de um visionamento do filme no festival de cinema de verão do canal Film 4 a 10 de agosto.

"Disse 'quando é que é sonho e quando é que é realidade?' Ele disse, 'Bem, quando estás presente na cena é realidade'. Portanto, fiquem com isto: se eu apareço, é realidade. Se não apareço, é um sonho", esclareceu.

Newsletter

Fique a par de todas as novidades do SAPO Mag. Semanalmente. No seu email.

Notificações

Os temas quentes do cinema, da TV e da música estão nas notificações do SAPO Mag.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.