Ao início da tarde desta quinta-feira, Terry Gilliam atacou a reputação do produtor português Paulo Branco nas redes sociais. A imagem publicada no seu Facebook é conclusiva: promessas falhadas relacionadas com o projeto "O Homem que Matou Dom Quixote" levaram a uma quebra de confiança na relação.

A publicação originou vários comentários de apoio, incluindo de pessoas que já trabalharam com Paulo Branco.

Gilliam foi um dos membros dos Monty Python e é responsável por títulos como "Monty Python e o Cálice Sagrado" (1975), "Os Ladrões do Tempo" (1981), "Brazil: O Outro Lado do Sonho" (1985), "O Rei Pescador" (1991), "12 Macacos" (1995), "Delírio em Las Vegas" (1998) e "Parnassus - O Homem Que Queria Enganar o Diabo" (2009).

Este é o desenvolvimento mais recente da mítica produção que está a tentar fazer há quase 20 anos e cujas filmagens chegaram a começar em 2000 com Johnny Depp.

Um aclamado documentário, "Lost in La Mancha", de 2002, mostrou os infortúnios à volta do projeto, desde doenças de atores a tempestades que arrasaram cenários, conflitos de agenda e problemas financeiros.

A 1 de abril, surgiu a notícia de que Paulo Branco ia ser o novo produtor e o orçamento seria de 18,2 milhões de dólares, cerca de 16 milhões de euros.

Durante uma conferência de imprensa no Festival de Cannes, os dois anunciaram que a rodagem começava em outubro e que Olga Kurylenko se ia juntar a um elenco liderado por Adam Driver, recentemente popularizado como Kylo Ren, o vilão de "Star Wars: O Despertar da Força", e Michael Palin, o antigo companheiro de Gilliam nos Monty Python.

A 29 de setembro, o realizador de origem americana já revelara à BBC que novos problemas financeiros o obrigaram novamente a adiar a rodagem, sem nomear Paulo Branco: "Tinha este produtor, um tipo português, que disse que iria conseguir juntar todo o dinheiro a tempo e há algumas semanas, ele mostrou que não tinha o dinheiro", acrescentando que não ia desistir do seu projeto de sonho.

O SAPO MAG contactou o produtor, que disse não ter qualquer comentário a fazer sobre o tema.

Newsletter

Fique a par de todas as novidades do SAPO Mag. Semanalmente. No seu email.

Notificações

Os temas quentes do cinema, da TV e da música estão nas notificações do SAPO Mag.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.