"The Post" baniu a exibição de "The Post", o novo filme de Steven Spielberg, por causa das ligações do realizador a Israel.

A informação foi avançada originalmente pelo Hollywood Reporter e pelo "site" de notícias do país Annahar, que citava uma fonte local ligada ao setor do cinema.

O filme com Meryl Streep e Tom Hanks foi bloqueado porque não conseguiu a aprovação do comité do Ministério da Económica e ainda do comité de censura. A decisão só pode ser alterada pelo Ministro do Interior.

"The Post" relata a luta de bastidores envolvendo jornalistas do Washington Post para publicar documentos secretos do governo norte-americano que revelavam informação sobre o envolvimento na Guerra do Vietname.

Os últimos filmes de Spielberg têm estreado no Líbano, mas o governo avançou com a decisão por causa de uma lista da Liga Árabe de pessoas ou entidades a boicotar por causa das ligações a Israel. O realizador terá sido incluído por doar um milhão de dólares ao país durante a Segunda Guerra do Líbano em 2006 e rodar em Jerusalém algumas cenas de "A Lista de Schindler" (1993), cidade que tanto israelitas como palestinianos querem como capital (o vencedor de sete Óscares também foi proibido).

O outro filme censurado é a produção australiana "Jungle", que narra o trágica e infernal jornada de um aventureiro israelita, Yossi Ghinsberg (Daniel Redcliffe), que foi parar à selva amazónica da Bolívia em 1981.

"Jungle" foi retirado dos cinemas após duas semanas de exibição devido a protestos e críticas de grupos que consideraram que a sua difusão violava o boicote por se tratar da história de um israelita e ao assinalar que uma das suas produtoras era da mesma origem.

Israel ocupou o sul do Líbano durante 22 anos até que retirou suas tropas em 2000. Em 2006, realizou uma ofensiva contra o movimento Hezbollah que deixou mais de 1200 libaneses mortos, na sua maioria civis, assim como 120 israelitas, a maior parte soldados. Tecnicamente, os países permanecem em guerra.

O Líbano não reconhece Israel como país e boicota as suas exportações, incluindo as culturais. No verão de 2017, "Mulher-Maravilha" também foi banido por ter como estrela Gal Gadot, cidadã israelita que serviu nas forças armadas do seu país.

"Jungle" não tem previsão de estreia para Portugal, mas "The Post" chega já a 26 de janeiro.

Trailer.