"X-Men: Apocalipse" foi um grande sucesso de bilheteira no início do verão de 2016. De facto, é mesmo o segundo mais rentável da saga "X-Men" se não contarmos com "The Wolverine", "Deadpool" e "Logan", perdendo apenas o primeiro lugar para "X-Men: Dias de Um Futuro Esquecido" (2014).
O filme mostrava Apocalipse (Oscar Isaac), o primeiro e mais poderoso mutante do universo X-Men da Marvel, acumulando os poderes de muitos outros mutantes, tornando-se imortal e invencível. Ao acordar depois de milhares de anos, ficava desiludido com o mundo em que se encontra e recrutava um grupo para purificar a humanidade e criar uma nova ordem mundial, sobre a qual ele reinaria. Competia a uma equipa de jovens X-Men liderada por Raven (Jennifer Lawrence) com a ajuda do Professor X (James McAvoy) combatê-lo e salvar a humanidade da destruição.
Descrito por muitos críticos como mais um pretexto para exibir efeitos especiais e destruição, o filme também não é muito estimado pelos fãs.
Agora, o seu produtor e co-argumentista essencialmente admitiu que "X-Men: Apocalipse" está longe de ser um dos melhores títulos da saga.
"Acho que nos distraímos do que foi sempre a essência do franchise, que eram estas personagens", explicou Simon Kinberg à revista Entertainment Weekly.
"Em vez de emoções e personagens, tornou-se algo sobre destruição global e efeitos visuais", acrescentou.
Outro co-produtor, Hutch Parker, foi ainda mais específico sobre o que desviou dessa essência o filme realizado por Bryan Singer.
"É sempre perigoso se o nosso argumento está a evoluir durante a rodagem. Certamente, em retrospectiva, todos sentimos que o género evoluiu em termos estéticos e de tom e que esse filme não o fez. Existe muita coisa que acho que é bastante boa no filme, mas, como um todo, estava a lutar para encontrar formas de unir, em termos de enredo e narrativa emocional. Esteticamente, pareceu algo datado em relação à evolução que se vê em todos os outros lados. Aprendemos muito disso", admitiu.
Simon Kinberg, considerado a "iminência parda" da saga dos mutantes, fará agora a estreia como realizador em "X-Men: Dark Phoenix", que estreia em novembro de 2018 e tem no elenco James McAvoy, Michael Fassbender, Jennifer Lawrence, Nicholas Hoult, Tye Sheridan, Sophie Turner, Alexandra Shipp, Kodi Smit-McPhee, Evan Peters e Jessica Chastain.
Trailer "X-Men: Apocalipse".
Comentários