As estrelas sentam-se ao lado dos estudantes ou dos jornalistas, atiram aviões de papel para o ecrã e gritam um furioso «Le Lapin», no início da sessão. Em Annecy os grandes andam à solta e os pequenos procuram uma oportunidade.
A estreia na realização de Andrew Ruhemann e Shaun Tan, «The Lost Thing», conquistou o Cristal de Ouro para Melhor Curta-Metragem no Festival Internacional de Animação de Annecy. «O Fantástico Senhor Raposo» foi a melhor longa-metragem.
É a mais arrojada curta-metragem que a Pixar apresentou nos últimos anos, e teve a sua primeira apresentação pública no Festival de Animação de Annecy.
Dentro e fora de competição, as longas-metragens voltam a reunir a maioria das atenções no Festival Internacional de Cinema de Animação de Annecy, de «Shrek para Sempre» e «Despicable Me», passando por «Summer Wars» e «L'Illusionniste».
Na passada terça-feira, dia 8 de Junho, realizou-se a Pré-Apresentação do 14º Festival de Cinema Gay e Lésbico de Lisboa,onde foram anunciadas algumas das novidades da próxima edição, que decorre de 17 a 25 de Setembro, no Cinema São Jorge.
É quase uma nova versão de Mary Poppins, embora menos atraente, e regressa esta semana às salas na sua segunda aventura. «Nanny McPhee e o Toque de Magia» traz de novo Emma Thompson como protagonista de um filme para toda a família.
Em cerca de uma década, a Disney passou de uma empresa moribunda até à criação de uma nova idade de ouro do cinema animado com filmes como «A Bela e o Monstro» e «O Rei Leão», como recorda o documentário «Waking Sleeping Beauty».
Após conquistar o reconhecimento mundial com «Belleville Rendez-vous», o realizador francês Sylvain Chomet volta a triunfar com o seu novo filme, «L'Illusionniste», que recebeu uma enorme ovação na sessão de abertura do Festival de Annecy.
O «glamour» das quatro amigas nova-iorquinas regressou ao cinema e o SAPO foi ver que opinião causou nos primeiros espectadores portugueses, na antestreia em Lisboa.
O músico e humorista Jack Black vai regressar aos ecrãs de cinema com uma versão moderna de «As Viagens de Gulliver», desta vez a três dimensões. O primeiro «trailer» já está na internet.
As quatro amigas estão de regresso. Em «Sexo e a Cidade 2» Carrie Bradshaw e companhia voltam ao grande ecrã com novos romances... mas poucas novidades.
O filme português «Um Funeral à Chuva» teve um apoio inesperado na sua promoção: a Selecção Nacional de Futebol, a fazer estágio na Covilhã, aconselha os portugueses a irem ver a película, rodada naquela cidade da Beira Interior.
A criação do Facebook está a ser retratada em filme, e logo por um dos maiores cineastas contemporâneos, David Fincher. Jesse Eisenberg é o protagonista, no papel de Mark Zuckerberg, o pai da já incontornável rede social.
«Knight & Day» é o título da explosiva comédia de acção que voltará a reunir Tom Cruise a Cameron Diaz, desta feita às ordens de James Mangold. O «trailer» mais completo já está na internet.
No seu fim de semana de estreia, «Príncipe da Pérsia: As Areias do Tempo» levou ao cinema 75 mil espectadores em Portugal. «Robin Hood», já com 18 dias de exibição, foi o segundo filme mais visto.
Os problemas financeiros da MGM já provocaram mais uma vítima: Guillermo del Toro viu-se forçado a abandonar a realização da prequela de «O Senhor dos Anéis» por conflitos de agenda.
Um dos eternos rebeldes do cinema americano, Dennis Hopper brilhou em filmes como «Fúria de Viver», «Apocalipse Now», «Veludo Azul» e «Speed», lançando a chamada Nova Hollywood em 1969 com «Easy Rider», que também realizou.