Catarina Molder, cantora soprano, raramente passou no Largo do Intendente. A diretora artística da Companhia Ópera do Castelo confessa que tinha algum receio, o cenário metia respeito. Prostituição, drogas, lixo. Mas nos últimos dias tem passado lá as noites, nos ensaios, para o espetáculo de amanhã.

«Temos conversado entre nós, nos ensaios: ‘Como é que isto estará daqui a um ano?’», diz Catarina Molder ao SAPO. O espetáculo que agoram levam até ao Largo do Intendente vai ser o pontapé de saída para a reabilitação da Mouraria.

Até 2013, a Câmara Municipal de Lisboa espera ter concluídas a reabilitação de oito edifícios de habitação, de dois equipamentos sociais, a criação do Centro de Inovação da Mouraria, de um espaço dedicado ao fado e de uma oficina da guitarra portuguesa, a reabilitação da Igreja de S. Lourenço, a criação de um jardim infantil e ainda de uma cozinha comunitária.

«É um momento que marca a transformação», continua Catarina Molder. «A reabilitação dos espaços públicos é o primeiro momento». Por isso, quando Catarina apresentou a proposta de levar Ópera à Mouraria a António Costa, ele assinou por baixo. O presidente da Câmara de lisboa sugeriu apenas que o evento coincidesse com o arranque das obras.

A ideia «pitoresca» de levar Ópera ao último sítio onde se pensaria levar este tipo de espetáculo foi o que fez Catarina Molder avançar com a proposta. «Mas depois uma pessoa enfrenta os problemas reais, e é um embate», confessa Catarina.

A experiência, por isso, também está a mudar a Companhia Ópera do Castelo. Habituados a levar Ópera ao Ar livre a cenários inesperados – como ruínas históricas - a viagem até à Mouraria e ao Largo do Intendente está a ser um desafio e já há vontade de repetir a experiência.

«Esperamos fazer outro espetáculo para o ano para comemorar o final das obras!». Aguardemos, então, e já agora ao som de Mozart, Verdi ou Puccini.

Opera(ções) Mouraria

30 de setembro - Largo do Intendente
2 de outubro - Largo da Achada

1 de outubro - Dia Mundial da Música
Espetáculo de fado no Largo da Severa (produção Museu do Fado).

(todos os concertos começam às 21h30 e têm entrada livre)

@Vera Moutinho

Newsletter

Fique a par de todas as novidades do SAPO Mag. Semanalmente. No seu email.

Notificações

Os temas quentes do cinema, da TV e da música estão nas notificações do SAPO Mag.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.