A antologia faz parte do plano editorial de salvaguarda, da candidatura do Fado a Património Imaterial da Humanidade, e reúne produções de 27 poetas para melodias do fado tradicional. Da obra “constam 27 letristas cantados pelos mais notáveis fadistas, desde as primeiras gravações discográficas até 1970”, disse à Lusa Daniel Gouveia.

Num total de 310 páginas, entre os poetas antologiados constam Carlos Harrington, Avelino de Sousa, Gabriel de Oliveira, Fernando Teles, Silva Tavares, João Linhares Barbosa, Domingos Gonçalves Costa, Henrique Rêgo e Frederico de Brito. Entre os poetas mais recentes na antologia encontram-se Artur Soares Pereira, Maria Manuel Cid e Lopes Victor.

O livro apresenta “letras exclusivamente de fado tradicional, isto é, sem refrão, em número indeterminado de estrofes metricamente regulares e sem música especificamente atribuída, quer muito conhecidas, quer inéditas”, explicou Daniel Gouveia. “De cada letrista consta um resumo biográfico, análise literária e comentários às letras consideradas, deles, merecedoras; notas à margem e lista das fontes de recolha completam o plano geral da obra”, acrescentou.

António Amargo, Amadeu do Vale, Armando Neves, Carlos Conde, Clemente Pereira, João da Mata, Francisco Radamanto e o Conde de Sobral, são outros dos autores referenciados.

Daniel Gouveia faz parte do Conselho Consultivo do Museu do Fado e tem apresentado várias palestras sobre o Fado, tendo publicado, em 2010, a obra "Ao fado tudo se canta?", com três CD, com 193 exemplos musicais.

Francisco Mendes é um estudioso do fado, coligindo documentação variada sobre o género musical. Colaborou com o investigador José Manuel Osório e com a Associação Portuguesa dos Amigos do Fado, em diferentes colóquios, nomeadamente “Sentir a Alma dos Poetas – Conversas e Fado”, em 2004.

@Lusa

Newsletter

Fique a par de todas as novidades do SAPO Mag. Semanalmente. No seu email.

Notificações

Os temas quentes do cinema, da TV e da música estão nas notificações do SAPO Mag.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.