![Beyoncé criticada pela NASA por explorar tragédia espacial em canção](/assets/img/blank.png)
Na faixa, a cantora aproveitou as declarações do profissional de relações públicas Steve Nesbitt – “Flight controllers here looking very carefully at the situation. Obviously, a major malfunction” -, responsável pelo relato da tragédia decorrida com o vaivém, que acabaria por explodir após a descolagem, vitimando sete pessoas – uma opção que muitos consideraram insensível.
“O que nós fazemos no espaço não é tão importante para os jovens nos dias de hoje. Estas palavras serem usadas no vídeo é, simplesmente, insensível, no mínimo”, comentou Clayton Anderson, astronauta aposentado da NASA, que ficou responsável por dar assistência às famílias das vítimas do desastre, resultante de uma anomalia decorrida durante a descolagem.
“A escolha desde áudio histórico e solene é inapropriada ao extremo”, reagiu, por sua vez, Keith Cowing, ex-funcionário da NASA, que continuou: “É um pouco diferente de aproveitar as palavras de Walter Cronkite dirigidas à população, a anunciar a morte do Presidente Kennedy, ou as chamadas feitas para o 911 aquando do ataque ao World Trade Center, e usá-las para chocar, numa música pop”.
Também a viúva do comandante Dick Scobee, June Scobee Rodgers, se manifestou relativamente à utilização do polémico sample em XO, assegurando ter ficado “desapontada” com a escolha da mulher de Jay Z: “O momento incluído nesta canção é emocionalmente difícil para as famílias, colegas e amigos da tripulação do Challenger”.
A NASA também já se pronunciou, emitindo um comunicado onde recorda a tragédia como “uma parte importante da nossa história”: “É um lembrete trágico de que a exploração espacial é arriscada e nunca deve ser trivializada. A NASA trabalha diariamente para honrar o legado dos astronautas falecidos, enquanto continua com a missão de alcançar novos feitos e explorar o universo”.
Beyoncé já reagiu às críticas, garantindo que tanto ela como os compositores do tema optaram pela utilização do clip áudio de forma a recordarem que “coisas inesperadas acontecem”. “Por isso, amem e apreciem cada minuto que tenham com aqueles que mais significam para vocês”, aconselhou a diva.
“O meu coração está com as famílias daqueles que morreram no desastre do Challenger. Os compositores incluíram o áudio em tributo ao trabalho altruísta da tripulação do Challenger, com a esperança de que eles nunca sejam esquecidos”, esclareceu.
Comentários