Apesar de destacar os seus agrupamentos residentes e o dinamismo dos intérpretes portugueses, esta edição, vendida exclusivamente na Casa da Música, percorre uma grande diversidade de estilos, desde a música Barroca, às mais recentes tendências da música urbana e contemporânea.

No CD 1, a Orquestra Nacional do Porto apresenta obras-primas da música nórdica, tema da programação em 2008, sob a direcção do seu novo maestro titular, Christoph König.

O CD 2é dedicado aos agrupamentos residentes da Casa da Música, nomeadamente, Orquestra Nacional do Porto, Remix Ensemble e Orquestra Barroca Casa da Música. Inclui, então, o Concerto nº 3 de Prokofieff, interpretado por um doas grandes virtuosos da actualidade internacional, Simon Trpceski; uma obra de Wolfgang Mitterer, gravada pelo Remix Ensemble no Festival Música 2008, em Estrasburgo; e danças célebres do repertório Barroco.

No CD 3, podemos ouvir António Victorino D'Almeida ao vivo na Casa da Música, num momento muito especial de improvisação que percorreu inúmeras referências estilísticas do repertório - um recital non-stop com a duração de uma hora, que termina com um surpreendente encore, também ele improvisado.

As diversas faces do jazz nacional, que passaram, ao longo da temporada, pela Casa da Música, estão presentes no CD 4 desta compilação, que inclui, não sóa recriação das sonoridades de Nova Orleães pelo quarteto The Postcard Brass Band, como também a homenagem às linguagens revolucionárias do bebop por Bernardo Sassetti, a música original de Carlos Bica e as novas criações para big band pela Orquestra Jazz de Matosinhos.

Por fim, o CD 5, "Casa Portuguesa", aborda os intérpretes portugueses dos mais variados géneros musicais - do fado à música tradicional instrumental -, que, ao longo de 2008, passaram pela Casa da Música. Mafalda Arnauth, Paulo de Carvalho, Júlio Pereira, Paulo Soares, Rui Reininho e os Gaiteiros de Lisboa são os artistas que dão corpo ao álbum que encerra a colectânea "Ao Vivo na Casa da Música".

Sara Novais

Newsletter

Fique a par de todas as novidades do SAPO Mag. Semanalmente. No seu email.

Notificações

Os temas quentes do cinema, da TV e da música estão nas notificações do SAPO Mag.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.