Estes micro-concertos decorreram no sábado e no domingo e repetem nos dias 29 e 30, por iniciativa da Simlis, empresa que gere o Sistema Multimunicipal de Saneamento do Lis, e serão interpretados por oito músicos da Sociedade Artística e Musical dos Pousos (SAMP). Nesses dias, quem entrar numa das casas de banho do centro comercial a uma determinada hora será surpreendido com uma performance musical específica para o efeito.

"As casas de banho estão cheias de sons, haja mais ou menos pudor do que falar dos sons que cada um de nós emite ou ouve lá dentro. Há água e ar a correr em várias circunstâncias. Algum ar somos nós que produzimos, como flatulências controladas ou incontroladas. Mas são sons que os artistas foram estimulados a explorar. Os músicos/atores que vão viajar neste território vão tentar integrar esses sons naquilo que é a música que eles tocam", explicou o diretor pedagógico da SAMP, Paulo Lameiro.

A música vai do pop-rock à tradicional, com instrumentos clássicos e eletrónicos, sempre "entendendo quem entrar na casa de banho como um ator e um intérprete. Daí surgirão duetos com os músicos". Cada músico improvisará com base nos sons que forem produzidos pelas pessoas que estão ao pé de si, "interagindo com elas. E mais não posso dizer?", brinca Paulo Lameiro, que assume a sensibilidade destas performances de hora e meia. "As pessoas vão dirigir-se à casa de banho, mas não vão apanhar um susto. Vamos respeitar a intimidade de quem quiser mais intimidade? Vamos correr riscos, vamos testar fronteiras e algumas pessoas porventura vão sair zangadas daqui: por isso peço desde já desculpa".

O ciclo de mini-concertos integra um programa da Simlis para alertar a comunidade sobre os efeitos de deitar pensos higiénicos, esfregões, tampões, cotonetes e outros detritos para os esgotos. O programa intitula-se "O cano é que paga" e, segundo a administradora-delegada da empresa, Filipa Alves, tem ainda "um longo percurso a percorrer". "A população em geral precisa de conhecer o impacto dessas práticas. Com essa mudança, melhorará a gestão do sistema e a utilização das estruturas de saneamento. E a música é um fator chave e uma arma poderosa na melhoria do alcance que essa mensagem pode ter".

Os micro-concertos no LeiriaShopping decorrem no dia 29 entre as 16:30 e 18:00 e no dia 30, das 13:30 e as 15:00.

@Lusa

Newsletter

Fique a par de todas as novidades do SAPO Mag. Semanalmente. No seu email.

Notificações

Os temas quentes do cinema, da TV e da música estão nas notificações do SAPO Mag.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.