Os vinte semi-finalistas, 10 raparigas e 10 rapazes, que reuniram os votos suficientes para continuarem na aventura que mobilizou centenas de jovens portugueses, de todos os pontos do país, estiveram no Hotel Dom Pedro Palace, em Lisboa, nos dias 6 e 7 de Julho a prestar provas perante o júri.

Esta fase do casting foi dividida em duas partes distintas: formação e avaliação. A 6 de Julh,o os 20 semi-finalistas receberam da parte da manhã formação em TV através de um workshop ministrado por Ana Rita Clara (apresentadora da SIC Mulher), que transmitiu aos candidatos todos os cuidados a ter quando se está em frente às câmaras mas também a experiência de ser o rosto do Rock in Rio.

Este workshop resulta da parceria com a SIC que dura desde a primeira edição do evento, em 2004. À tarde, os candidatos foram conhecer os estúdios da RFM onde participaram num workshop de rádio da responsabilidade de Carla Rocha (animadora do programa Café da Manhã da RFM) com os temas «A rádio de hoje: o que muda e o que fica igual» e «Como comunicar em rádio e gerar empatia: técnicas para brilhar», fruto da parceria com a RFM.

No dia 7 de Julho, a avaliação traduziu-se em entrevistas pessoais, testes de imagem, dicção e capacidade comunicativa perante o júri composto por Roberta Medina (Vice-Presidente Executiva do Rock in Rio), Raquel Pinhão (directora de Marketing Adjunta do Rock in Rio), Pedro Boucherie Mendes (director dos Canais Temáticos da SIC), Daniel Oliveira (coordenador e apresentador da SIC), António Mendes (Director de Programação da RFM) e Joana Cruz (Animadora da RFM).

O SAPO foi assistir ao último Casting Rock in Rio:

A ETIC – Escola Técnica de Comunicação e Imagem, parceira na produção audiovisual do Rock in Rio, acompanhou os candidatos ao longo dos dois dias, captando todos os momentos que poderão ser vistos no site oficial e nas redes sociais do Rock in Rio. A SIC acompanhou, como sempre, todos os passos da avaliação presencial destes jovens que sonham participar no maior evento de música e entretenimento do mundo. Os melhores momentos poderão ser vistos no programa Episódio Especial da SIC mas também na SIC Radical.

Após as provas presenciais o júri escolheu os que mais corresponderam às características da função.

Os vídeos dos oito finalistas, quatro raparigas e quatro rapazes, estão disponíveis no site do Rock in Rio-Lisboa, entre 11 e 27 de Julho, e o público pode votar nos seus preferidos através do número de telefone atribuído a cada um deles, habilitando-se dessa forma a ganhar bilhetes para o Rock in Rio-Lisboa 2012.

Os protagonistas da campanha de televisão e de rádio da quinta edição portuguesa do maior evento de música e entretenimento do mundo serão revelados num programa próprio transmitido em directo na SIC Radical, no dia 27 de Julho e, em simultâneo, na RFM.

Aos vencedores vai ser dada a oportunidade de receber formação técnica sobre televisão e rádio, ir ao Rock in Rio 2011 no Rio de Janeiro gravar os anúncios de promoção da próxima edição portuguesa, fazer parte da equipa de reportagem da SIC e da RFM na edição brasileira de 2011 e na edição portuguesa de 2012 e receber um cachet no valor de 1.000 euros cada um.

O Casting Rock in Rio SIC RFM, projecto desenvolvido em parceria pelo Rock in Rio, pela SIC e pela RFM, é uma iniciativa patrocinada pelo Pepsi Refresh Project, e conta com o apoio do portal SAPO, responsável pela gestão técnica dos vídeos de inscrição e votos do público.

O Rock in Rio-Lisboa regressa ao Parque da Bela Vista nos dias 25 e 26 de Maio e 31 Maio, 1 e 2 de Junho de 2012.

Todas as informações sobre o Casting Rock in Rio SIC RFM estão disponíveis em www.rockinriolisboa.sapo.pt.