«Vamos apresentar ao público português uma composição escrita especialmente para Kátia Guerreiro e a que apenas duas mil pessoas tiveram oportunidade de assistir, a 23 de janeiro, no Olympia de Paris, num concerto em que fomos convidados dela», disse à Lusa o pianista Ricardo Vieira.
A apresentação da composição será um dos pontos altos do espetáculo do duo MusicOrba, composto pelos pianistas Ricardo Vieira (Portugal) e Tomohiro Hatta (Japão), no âmbito do festival Musicaldas das 2012, que decorre nas Caldas da Rainha, até 21 de julho.
Os dois pianistas, que se aliaram em 2010 (ano em que subiram ao palco para a celebração dos 150 anos de cooperação Portugal e o Japão) e que foram recentemente distinguidos pela revista CapMagellan, em Paris, na categoria «Melhor Jovem Artista 2011», atuam pela terceira vez em Portugal, depois de duas apresentações em Santarém.
«Uma viagem cultural pelos três países que nos ligam» – Portugal, Japão e França, onde estão radicados – é proposta do duo para o espetáculo no Centro Cultural e de Congressos, durante o qual terão como convidada especial a fadista Kátia Guerreiro.
O espetáculo. marcado para as 21:30, integra um cartaz em que se destacam ainda os concertos de Michel Portal com Bojan Z, no dia 13, (uma formação inédita em Portugal), o espetáculo gráfico Mi ré Miró (dia 8) e a Charada da Bicharada, no dia 15, com a participação de Alice Vieira.
Aos palcos da cidade, incluindo museus e recintos ao ar livre, subirão ainda outras formações, como OrAnGoTaNgo, Daniel Silva, Ivan Robiliard Trio e os concertos de professores e jovens músicos.
O projeto que reúne as vertentes pedagógica e artística conta ainda com um curso de verão e workshops nas áreas de música tango, flamenco e dança folk.
@SAPO com Lusa
Comentários