Faleceu a 1 de Novembro de 2009 e assim contribuiu para aumentar uma lacuna de grande parte da rádio nacional: a da divulgação musical, nomeadamente através de programas de autor. Até porque, ao longo de um percurso de mais de 40 anos, António Sérgio foi a voz de alguns dos mais marcantes que se ouviram por cá, sobretudo para muitos melómanos que, de outra forma, dificilmente conheceriam discos e artistas mais marginais -encontrando assim um valioso refúgio em programas como "Rolls Rock", "Som da Frente", "Grande Delta", "A Hora do Lobo" ou, mais recentemente, "Viriato 25".

"As memórias são muitas. Fazia parte do meu crescimento musical (...) Sempre lhe dei primazia nos trabalhos que íamos fazendo. Era uma espécie de agradecimento pelo trabalho que ele fez e pelo crescimento musical de gerações nas quais eu me incluo", contou Adolfo Luxúria Canibal à Lusa na altura da morte do radialista.

À semelhança do vocalista dos Mão Morta, muitos outros músicos reconhecem a importância das partilhas de António Sérgio. É por isso que alguns deles compõem o cartaz de um tributo que cruza estilos e gerações, tal como o público que, ao longo dos anos, foi acompanhando o locutor na Rádio Renascença, Rádio Comercial, XFM ou Radar.

Os Xutos e Pontapés, por exemplo, devem-lhe a edição do seu primeiro single, "Sémen", em finais dos anos 70 -um dos lançamentos da Rotação, editora de então do radialista. Além deles, também os veteranos Peste & Sida (Power Trio) e Moonspell sobem ao palco do Cinema São Jorge a 14 de Janeiro, dia em que António Sérgio completaria 61 anos. Os Dead Combo e os mais novos - mas nem por isso menos gratos - Linda Martini e Os Golpescompletam umanoite com rock cantado em português e inglês e algum metal, punk e instrumentais de aura cinematográfica -pelo direito à diferença, pois então.

Local: Cinema São Jorge, em Lisboa
Data: 14 de Janeiro
Início da actuação: 20 horas
Preço dos bilhetes: 12 euros

@Gonçalo Sá

Dead Combo - "Lusitânia Playboy":

Os Golpes - "A Marcha dos Golpes":

Linda Martini - "Nós os Outros":

Moonspell - "Luna":

Peste & Sida - "Bebe Vinho":

Xutos & Pontapés - "À Minha Maneira":

Newsletter

Fique a par de todas as novidades do SAPO Mag. Semanalmente. No seu email.

Notificações

Os temas quentes do cinema, da TV e da música estão nas notificações do SAPO Mag.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.