"Temos a honra de dar as boas-vindas ao Dalai Lama em Glastonbury 2015", afirma em um comunicado Emily Eavis, organizadora do festival.

Quase 135.000 pessoas assistirão aos cinco dias do evento musical, um dos mais importantes do mundo, que decorre desde 1970 numa área rural do condado de Somerset, no sudoeste de Inglaterra.

O objetivo da visita é "promover a mensagem de compaixão, não violência e unidade humana de sua santidade, o Dalai Lama", explicaram os organizadores da viagem.

Durante a visita ao Reino Unido, o líder tibetano no exílio também se reunirá com simpatizantes em Aldershot, sul de Inglaterra, a convite do Centro Comunitário Budista do Reino Unido (BCCUK).

Aldershot é uma cidade que abriga uma grande base militar e tem uma forte comunidade budista constituída principalmente por ex-soldados nepaleses do exército britânico, os gurkhas.

Na visita à cidade, o Dalai Lama será recebido com um protesto convocado pela Comunidade Internacional Shugden, uma ala do budismo tibetano que questiona a sua autoridade.

@AFP