A centrar as atenções do público à frente do palco mesmo antes do concerto acontecer, um cenário cuidado, composto por rosas vermelhas de plástico pousadas num muro erguido de amplificadores e megafones, um rádio antigo e um ou outro artefacto de existência mais subtil.

Ao centro, quatro guitarras a aguardarem a entrada em cena dos dois rapazes de fatos listrados e copo de whiskey na mão, para um concerto intimista à média luz, em luxuriosos tons de vermelho.

“Lisboa Mulata”, o longa-duração editado este ano, álbum-pretexto para esta noite no Hard Club, foi-se prolongando ao longo da atuação.

Os Dead Combo, duo instrumental composto por Pedro Gonçalves e Tó Trips, inauguraram as hostes com a faixa título, duas guitarras em desafio e o ritmo marcado pelo bater do sapato no chão, à qual se seguiram Cachupa Man e Anadamastor, música dedicada a uma empregada do café Adamastor, chamada Ana.

Rumbero, de “Vol.1” (2004), serviu de interregno no meio desta capital de ritmos africanos, com Pedro Gonçalves a trocar a guitarra pelo contra-baixo, numa breve incursão pela América do Sul, antes da chegada de Aurora Em Lisboa, com uma diminuição da luz a conferir ambiente, e Cowboy's Cure For Jah.

O aclamado “Lusitânia Playboys” (2008) entrou pela mão de Sopa de Cavalo Cansado, para voltar apenas três malhas depois com Putos A Roubar Maçãs. O entretanto pautou-se pela apresentação do novo álbum e pela multiculturalidade característica da Lisboa dos nossos dias, com Morninha Do Inferno e Esse Olhar Que Era Só Teu, música de homenagem a Amália Rodrigues, com uns laivos de Povo que Lavas No Rio.

De “Vol. 2 - Quando A Alma Não É Pequena” (2006) assistiu-se, durante a primeira parte, aos desempenhos de A Menina Dança e O Assobio, baseada no assobio da personagem de Vasco Santana em “O Pátio das Castigas”. Com a ajuda de uma maraca e do kazoo, e em conjunto com a guitarra e o contra-baixo, ficou completo o ensenble para a versão de Temptation, de Tom Waits.

Foi a Marchinha Do Santo António Descambado a encaminhar para a saída da banda do palco, mas não que sem antes fossem feitos os habituais agradecimentos ao público e à equipa. Tó Trips aproveitou a oportunidade para agradecer ao colega a oferta de uma guitarra feita com caixas de charuto, produzida em Viana Do Castelo, e os presentes exigiram uma pequena demonstração.

O regresso para o encore e a efectiva despedida fez-se com Mr. Eastwood (“Vol. 2”), a remeter de imediato para imaginários western, e Cacto (“Vol. 1”), que potenciou o crescendo catártico com que findou a prestação dos Dead Combo.

Fotografias: Ana Limão

Texto: Ariana Ferreira