O vocalista dos Pearl Jam interpretou o tema acompanhado à guitarra e por um coro de vozes do público português, afirmando que é "a mais poderosa canção jamais escrita".

Esta foi a primeira vez que Eddie Vedder interpretou ao vivo o tema de John Lennon, decidindo agora editá-lo em versão digital, com as receitas de vendas a reverterem para a "Heartbeat: Amplifying Youth Voices", organização internacional que promove parcerias entre músicos palestinianos e israelitas.

Dias antes de atuar em julho em Portugal, o cantor tinha feito um discurso pela paz, num concerto em Londres, mas que foi interpretado como uma defesa do povo palestiniano. Sem nunca se referir a Israel, o músico criticou "quem só anda à procura de uma razão para ultrapassar fronteiras e ocupar territórios que não lhes pertencem".

O discurso foi criticado pela imprensa israelita, mas dias depois, já em Portugal, Eddie Vedder sublinhava: "Ser anti-guerra é ser pró-paz, pró-evolução, pró-diplomacia, pró-amor e pró-humano". E cantou "Imagine".

John Lennon, fundador dos Beatles, editou "Imagine" em formato vinil em 1971, sendo considerada uma das músicas mais interpretadas do século XX.

@Lusa