De visita à redação do SAPO, na manhã desta sexta-feira 13, Fernando Ribeiro selecionou e comentou algumas notícias e participou num chat com os utilizadores, via Cover It Live. Contundente, escolheu e pronunciou-se em relação a questões como as declarações de Passos Coelho sobre as reformas antecipadas ou a partilha de ficheiros na internet, a propósito do caso Megaupload.

"Sou completamente a favor da responsabilização dos políticos pelos seus erros como acontece em todas as outras áreas", defendeu. "Penso que os nossos políticos perderam qualquer pudor, qualquer humanidade, qualquer objectivo nobre de tentar arranjar soluções para os problemas", salientou também. E foi mais longe: "Governar assim, sem transparência, é digno de um golpe palaciano, de uma corte. (...) Estamos em mãos que não nos merecem!".

Partindo do especial do SAPO "Para de te queixar e faz alguma coisa", confessou que "na música toda a gente se queixa e torna em quimeras coisas simples" e, além da postura de alguns artistas, não deixou incólumesa imprensa musicale plataformas de música online: "Há que procurar elevar a discussão da música e deixarmo-nos de coisas que só interessam aos curiosos. Saber que se ocupa espaço com lixo quando há bandas que necessitavam dele, deixa-me tão zangado que era capaz de me transformar em lobisomem agora mesmo!".

Quando desafiado pelos utilizadores, Fernando Ribeiro não passou ao lado de outras questões controversas: "Não legalizar a marijuana é apenas uma teimosia conservadora porque existem outras coisas legais e toleradas em Portugal que, provavelmente, não nos trazem benefício algum". Mas para saber mais sobre a conversa, o melhor é mesmo lê-la na íntegra:

Durante a tarde, o SAPO Músicarevela ainda as sugestões culturaisdo editor convidadoligadas ao imaginário da data, cujas escolhas incluem discos, livros, DVDs e alguns objetos mais... peculiares. "Tenham medo, tenham muito medo", aconselha o músico:

Fernando Ribeiro sucede a artistas como Luísa Sobral, Boss AC, Aurea, José Cid, Dead Combo, Sérgio Godinho, Rita Redshoes, Maria João, Clã, Zé Pedro, David Fonseca, Peaches, Lloyd Cole, Manel Cruz, Ana Moura e The Legendary Tigerman no papel de editor do SAPO Música. Vamos continuar a convidar figuras marcantes de várias áreas do panorama musical português e internacional para que nos tragam o seu conhecimento, as suas opiniões e histórias das suas experiências como músicos e melómanos.

Vídeo @Gonçalo Sá e Vera Moutinho