Numa nota, a GMS Entertainment adianta que Fafá de Belém é a artista feminina convidada para abrilhantar a noite da gala, que este ano tem por lema "A Música Escreve-se no Feminino" e decorre no Dia Internacional da Mulher.

"Para o palco do evento, Fafá irá levar toda a sua alegria, o sorriso contagiante e a homenagem sincera a todas as mulheres, feita através da sua voz. A intérprete de êxitos como «Vermelho», «Abandonada» ou «Raça» vai, sem dúvida, fazer história nos CVMA", refere-se na nota. A nota adianta ainda que falta acertar pormenores com o quarto e último convidado que irá atual na gala, que vai galardoar os melhores trabalhos da música cabo-verdiana realizados em 2013.

Esta é a segunda vez que esta artista vem ao arquipélago, após atuar, em 1997, na 13.ª edição do Festival de Baía das Gatas, em São Vicente.

Maria de Fátima Palha de Figueiredo, Fafá de Belém, 58 anos, é dona de uma das mais expressivas listagens de vendas de discos no mercado brasileiro, e tem presença constante em espetáculos no mundo inteiro, também como atriz.

A cantora Neuza, com o CD "Flor di Bila", é a artista cabo-verdiana com maior número de nomeações (seis) para os CVMA, que vai eleger os melhores entre as cerca de quatro dezenas de artistas para as 21 categorias na cena musical do arquipélago.

Dezassete das categorias são escolhidas pelo júri, presidido pela cantora cabo-verdiana Tété Alhinho, três são decididas pelo público e pelo júri - "Melhor DJ", "Melhor Banda ao Vivo" e "Melhor Artista em Palco" - e uma totalmente pelo público - "Melhor Música do Ano" -, cuja votação "online" e "sms" começou a 20 de janeiro.

Esta última categoria tem como finalistas Neuza, em dueto com Michel Montrond, com "Trabessado", Nelson Freitas, com "Bo Tem Mel" e Djodje, com Ferro Gaita, com a música "Um Segundo".

Funaná, Batuku/Kola Sanjon, Cabo Zouk/Cabo Love, Morna, Coladera, Rap/Hip Hop, Reggae/R&B/House, Música do Ano, Voz Masculina, Voz Feminina, Artista Revelação, Artista em Palco, Banda ao Vivo, Álbum Eletrónico, Álbum Acústico, Videoclip, Produtor Musical, Instrumentista, Compositor, DJ e Animador de Rádio são as 21 categorias em disputa.

O Prémio Carreira, que nas edições anteriores homenageou Cesária Évora, Bana e Zeca di Nha Reinalda, só será conhecido durante a gala.

@Lusa