O evento foi hoje anunciado pela Associação Cívica de Espinho, cujo porta-voz para o festival declarou à Lusa que o objetivo é dar a conhecer a toda a população do concelho o potencial da produção artística local.

"Vamos ter 250 executantes de diferentes áreas, desde o fado à música clássica e ao hip-hop", revela Pedro Costa. "São todos artistas de Espinho, bandas locais ou pessoas com uma ligação forte à cidade, e só não temos mais espetáculos por questões logísticas, já que o concelho tem muito mais oferta do que a que se vai ver no festival", garante.

À exceção do concerto pela Orquestra Clássica de Espinho, a realizar no auditório do casino, todos os espetáculos anunciados terão entrada gratuita.

"A grande diferença é que queremos levar estas propostas a toda a gente, em vez de nos focarmos só na matriz da cidade", realça o organizador do evento. "Vamos estar em 18 locais diferentes, para ter a certeza de que o festival chega realmente a todos", acrescenta.

O programa integra ainda workshops infantis sobre instrumentos reciclados, uma tertúlia sobre a faceta musical da cidade e ainda "algumas surpresas", que se destinam a garantir aos concertos maior dinâmica e a proporcionar aos espetadores um envolvimento ativo nas atuações.

Quanto à periodicidade do 4500-Espinho, Pedro Costa afirma que essa "será regular, mas ainda não está definida". Dependerá da recetividade registada pelo público nesta primeira edição e poderá até implicar uma obrigatória renovação de temáticas, sempre sob a mesma designação oficial.

"Não temos que nos esgotar num conceito só", defende Pedro Costa. "Este ano podemos apostar em espetáculos musicais e no próximo definir um cartaz apenas com teatro, por exemplo", equaciona.

Para além da Orquestra Clássica de Espinho, outros protagonistas do festival são as bandas Imagina, The sunflowers, Jackie Lunchburg e Youth Fyah Sound. Mais detalhes sobre a programação podem ser consultados na página de Facebook do evento.

@Lusa

Newsletter

Fique a par de todas as novidades do SAPO Mag. Semanalmente. No seu email.

Notificações

Os temas quentes do cinema, da TV e da música estão nas notificações do SAPO Mag.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.